Moradores de bairros da zona oeste de Petrolina, como João de Deus, Cosme e Damião e São Gonçalo, marcaram presença na sessão desta quinta-feira, 11, da Câmara de Vereadores do município, para cobrar agilidade da Prefeitura Municipal na liberação das escrituras dos imóveis em que residem. O tema foi debatido na Casa dentro de numa audiência pública que ficou prejudicada por não ter participação de representantes do governo municipal.
Para os representantes dos bairros, essa regularização fundiária está passando da hora de ser feita. Os moradores estão nas áreas há cerca de 30 anos. Os terrenos eram do município e foram doados na época pelo então prefeito Guilherme Coelho. O vereador Manoel da Acosap, do PHS, foi o autor da audiência pública e disse estar lutando para resolver o impasse das escrituras dos imóveis dos bairros da zona oeste da cidade.
“Falo em nome dos moradores que precisam dessa escritura. Eu mesmo moro num desses bairros e me sinto também prejudicado. Já andamos conversando com o vice-prefeito Guilherme Coelho que era o prefeito na época, para ver se ele pode intervir. Também estivemos com alguns secretários municipais e até com o prefeito Julio Lóssio (PMDB). Nossa situação é diferente da zona norte. Temos usucapião da área e queremos regularizar os terrenos de nossas casas”, disse Manoel.
Após os pronunciamentos dos vereadores presentes, foi a vez dos representantes dos bairros falar. Da tribuna o presidente da associação do Cosme e Damião, Marcos Gilmar de Amorim, reforçou a cobrança na resolução do impasse. “Nós queremos apenas que a Prefeitura autorize os cartórios a liberar nossa escritura. A gente que pagar pelo documento e precisamos muito”, contou. Tomé da Silva, liderança do bairro João de Deus, também falou.
“Queremos a urgência nessa legalização. Eu quero ser dono do meu imóvel de fato e de direito”, enfatizou o morador.
Blog do Banana