A emoção pautou a cerimônia para outorga do título de cidadão juazeirense na Câmara de Vereadores de Juazeiro, ao professor de Judô Paulo Afonso Lopes pelos quase 40 anos dedicados ao esporte no município.
O título foi uma iniciativa do vereador Antônio Tibúrcio Caffé, Caffé do 8 (PROS) que narrou a história do Mestre em Judô. “Iniciou nas artes das lutas treinando vale-tudo, Jiu Jitsu e Judô, entre 1964 a 1968. Foi monitor de Judô no Exército e Samuraikan em 1971. Em 2010 alcançou a faixa preta 5º Dan S-K pela Liga Brasileira de Judô. Professor Paulo fundou a Equipe Judô Samurai Kan em setembro de 1971 e que foi reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal nº 958/85 – CRE-BA”, informou.
Introduziu o Judô nas Escolas particulares de Juazeiro depois em parceria com a prefeitura, nas escolas do município e do Estado. Auxiliando a SEDUC, o município de Juazeiro hoje encontra-se em segundo lugar nos Jogos Escolares do Interior da Bahia e Campeã no Judô Escolar do PME-BA.
Mais de 2 mil pessoas conheceram a filosofia da arte marcial na Samuraikan de acordo com o Mestre Paulo. “Agradeço a todos que ajudaram a difundir a filosofia das artes marciais em Juazeiro. Aos jovens por acreditarem e persistirem, à cidade de Juazeiro que é uma boa madrasta, reconhece os que não são seus filhos mas falha quando não valoriza os próprios talentos”, colocou o homenageado.
A cerimônia foi encerrada com o pronunciamento do secretário de gabinete, Paulo César, que representou o prefeito de Juazeiro. “É uma honra estarmos aqui hoje”, declarou alertando sobre a importância de incentivo e valorização do esporte no município.
ASCOM Câmara de Vereadores de Juazeiro.
Blog do Banana