A Câmara Municipal de Petrolina foi palco para homenagens. Foi realizada na manhã terça-feira (19) uma sessão solene de concessão de medalha de honra ao mérito Josepha Coelho pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Ao todo, 38 foram indicadas pelos 19 vereadores. A sessão foi proposta pelo presidente da casa, Osório Siqueira e as vereadoras Cristina Costa e Maria Elena.
Entre as contempladas estavam militantes das comunidades, sindicais e partidárias, como a professora Neuma Guedes, profissionais de diversas áreas, inclusive da Polícia Militar, guerreiras da luta pelo fim da violência a mulher, como a professora Amanda Figueroa e a representante da secretaria estadual da mulher, Normeide Farias, dentre outras.
“Na verdade essa medalha representa a luta de todas as mulheres, professoras e dos homens também que contribuíram efetivamente para a organização dos trabalhadores na nossa região. Essa homenagem também é um reconhecimento da nossa luta, dos professores através do seu sindicato, que é o maior sindicato urbano de Pernambuco, então representa tudo isso”, afirmou Neuma Guedes.
Nos pronunciamentos feitos durante a solenidade, o tema central foi a violência contra a mulher. As homenageadas falavam sobre a necessidade urgente de reação social contra essa prática, buscando denunciar e promover a cultura de conscientização para promover a paz.
Indicada pela vereadora Maria Elena, Amanda Figueroa revela estar feliz com o reconhecimento, embora esteja prestes a deixar a cidade. “Estou muito feliz, apesar de todo o desenrolar em si, da soltura do meu algoz e ter que sair de Petrolina eu fico feliz de sair dessa forma, sair sabendo que contribuí para uma levantar uma questão importante contra um tipo de violência muito silenciosa. Eu tive o prazer de ler a sentença, eu digo prazer porque o embasamento jurídico é muito forte e eu sou esclarecida o suficiente para entender isso. Embora, como a Dra. Roseane coloca que nem tudo que a gente entende a gente aceita. Por isso eu parafraseio o hino nacional dizendo ao povo de Petrolina que vou embora, mas verás que um filho teu não foge a luta. E essa luta é minha, essa luta é nossa com os movimentos de mulheres, todos de Petrolina e do estado de Pernambuco. Há muito tempo deixei de brigar por uma causa própria e continuo dizendo que essa é uma questão nossa que a gente precisa desvelar e combater”, convocou Amanda Figueroa.
Mulheres homenageadas
Osório Ferreira Siqueira
1 – Maria de Lourdes Sousa Coelho
2 – Ana Cristina Coelho Silva Gomes
Ibamar Fernandes de Lima
1 – Maria Inês Santos Silva
2 – Maria Luiza da Silva Barros
Elias Passos Jardim
1 – Gercilene Carneiro Ribeiro Da Silva
2 – Maria Mirian Marciel da Silva
Cristina Costa Carvalho
1 – Neuma de Sá Guedes
2 – Eliete Souza Rodrigues
Pérsio Antunes da Silva
1 – Josefa Ramos Cavalcanti
2 – Neuza Maria Costa de Souza
Adalberto Bruno
1- Estelita Souza Galvão
2- Nélia Marize Moura Lino
Alvorlande Henrique da Cruz
1 – Raimunda Rodrigues da Lima
2 – Jozélia Leite dos Reis
Antonio de Souza Batista (Paraíba)
1 – Angelita Maria dos Santos
2 – Irmã Tereza Cristina
Edilson Leite Lima
1 – Adelaide Leite da Silva
2 – Iolanda Pereira Lima
Elismar Gonçalves Alves
1 – Raimunda Alencar dos Santos
2 – Maria Borges Sena
Geraldo Ferreira da Silva
1 – Francisca Mulata de Souza
2 – Teresinha de Deus Lima
José Batista da Gama
1 – Francisca Brito
2 – Iracy dos Passos Teixeira
Ailton Guimarães
1- Irmã Maria Araújo
2 – Tânia Maria Silva Vieira
Manoel Da Acosap
1 – Maria da Conceição Pithon de Souza
2 – Iara Telma Sales da Silva
Maria Elena De Alencar
1 – Amanda de Figueirôa Silva
2 – Normeide Sousa Farias
Pedro Filippe
1 – Maria Lucia Santos Pereira Lima
1 – Maria Marlúcia Gomes da Silva
Ronaldo Cancão
1 – Maria Ozita de Barros Souza
2 – Terezinha Barbosa da Cruz
Ronaldo Silva
1- Joana Dar’c Coelho da Silva
2- Joana Marcula Coelho
Zenildo Nunes
1- Nilda Coelho de Macedo Nunes
2- Maria de Fátima Da Silva Carvalho