Nas últimas semanas, alunos contemplados em seleção de inclusão digital do campus Petrolina do IF Sertão-PE receberam dispositivos para acesso à internet. Ao todo, foram entregues 60 tablets e e 41 chips a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que deverá manter frequência de acordo com a Instrução Normativa da instituição. As concessões são em regime de comodato, ou seja, ao término da situação excepcional, os estudantes deverão devolver os equipamentos
A ação faz parte do projeto Alunos Conectados, do Governo Federal, e visa garantir que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica acompanhem as aulas remotas e possam desenvolver suas atividades acadêmicas, no contexto da pandemia da Covid-19. Todos os campi do IF Sertão-PE foram contemplados e, no campus Petrolina, adotou-se Chamada Pública, disciplinada pelo Edital nº 18/2020, para compor banco de dados de alunos com perfis que atendiam aos requisitos do programa.
Segundo o diretor-geral do campus, Fabiano Marinho, com essa ação o campus reafirma sua missão de democratizar e fortalecer a educação para todos. “Junto com a reitoria e o MEC, conseguimos, neste primeiro momento, garantir que nossos alunos possam acompanhar as aulas e não sejam prejudicados por não estarem conectados ao mundo digital”, afirmou.
Para a aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Juanir Laurentino, o acesso à informação, através da rede, será muito válido. “Agradeço aos envolvidos, em especial a coordenação do meu curso, que, com esta ação, torna o aprendizado mais fácil e dinâmico”.
“Acompanho a instituição desde 1986, quando realizei meus primeiros estudos, e vejo como ela tem evoluído tanto no ensino como na inclusão. Hoje, aluno do Subsequente em Segurança do Trabalho, faço parte dos Alunos Conectados, com bons equipamentos para meu suporte”, pontuou o discente Tadeu Plínio.
Devido à permanência da situação de isolamento social e consequente necessidade do ensino remoto emergencial, a previsão é que, em breve, novo Edital para Inclusão Digital seja lançado e divulgado no site e redes sociais institucionais.