Abordando as mudanças climáticas e seus impactos socioeconômicos e na biodiversidade, o 1° Simpósio de Gestão Ambiental do Nordeste – promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS) – será realizado de 26 a 29 de março deste ano no Campus Serra da Capivara da Univasf, localizado em São Raimundo Nonato (PI). Podem se inscrever no simpósio profissionais de nível médio e superior, estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação, e membros de povos e comunidades tradicionais. As inscrições estão abertas até o dia 10 de fevereiro.
Interessados devem realizar a inscrição pelo site do evento, mediante o pagamento de uma taxa, que varia de R$ 35,00 a R$ 170,00, conforme a categoria do participante. Os participantes poderão submeter, até o dia 1º de fevereiro, trabalhos técnico-científicos dentro das seguintes temáticas: Ecologia, Conservação e Sociobiodiversidade; Gestão de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos Urbanos; Mineração e Meio Ambiente; Geodiversidade, Geoconservação e Ensino em Geociências; Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na Caatinga; Gestão Ambiental em Saneamento; Energias Limpas e Créditos de Carbono; e Educação Ambiental no contexto da Caatinga.
Durante o 1º Simpósio, também acontecerá o Encontro de Gestão Ambiental da Caatinga. Palestras, painéis e oficinas farão parte da programação do evento. Dentre as atividades confirmadas estão a palestra ‘Código Florestal: Desafios e Oportunidades para a Gestão Ambiental no Nordeste’, ministrada pela geógrafa e coordenadora de projetos no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Jarlene Gomes, e a oficina ‘Dispersão Aérea de Sementes com Uso de Ecofoguetes’, que será ministrada pelo especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente Renan Aversari Câmara. A programação completa será publicada em breve na página do evento.
Além do IFPI e do IBEAS, o evento também conta com o apoio e colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mais informações sobre a programação do evento e as submissões estão disponíveis no site e Instagram do Simpósio.