Mais um passo das eleições para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina foi dado nesta segunda-feira (29) com o registro das três chapas que irão concorrer na disputa. O primeiro a registrar a sua candidatura foi Francisco Pascoal (Chicou). Ele compareceu no inicio da tarde.
Os outros dois candidatos foram no final da tarde fazerem os registros. Maria Joelma da Silva, que é diretora de assalariados na atual gestão e o presidente atual Jose Tenório, que pretende continuar no comando deste que o maior sindicato de trabalhadores rurais do Norte-Nordeste com mais de 30 mil associados.
Chicou e Nonato formam a chapa 2 na disputa. Ele adianta que pretende voltar a presidir o STR para trazer de volta as políticas públicas dos trabalhadores rurais de Petrolina. “Esse grupo já conhece o nosso trabalho. Vamos resgatar as políticas públicas que foram esquecidas. Trabalhar para trazer de volta as conquistas que os governos Lula e Dilma trouxeram para o homem e a mulher do campo. A renda melhorou e, portanto, esses trabalhadores assalariados e da agricultura familiar têm que melhorar e também se beneficiar de forma mais direta desses benefícios”, destacou Chicou.
Joelma que já passou pela diretoria comandada por Chicou e agora também na gestão de Tenório acredita que agora chegou a sua vez de mostrar que pode promover a real mudança no STR de Petrolina. “A mudanças virá com a primeira mulher a disputar e a presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina nos seus 50 anos de história. Somos maioria, cerca de 70% da mão de obra no campo e também maioria no número de associados. Vamos priorizar a saúde da mulher trabalhadora que não tem assistência digna na região”, assinalou a candidata da chapa 3 que terá como vice Mauricio Rosa da Silva.
Candidato a reeleição, o presidente José Tenório que comandará a chapa 1 no processo, soltou o verbo e disse que foi o primeiro presidente da historia do STR de Petrolina a ser travado por sua própria diretoria. “Fui um dos presidentes mais travados e ate perseguidos pela diretoria, é tanto que não tenho nenhum comigo, mas isso não tem problema, é da democracia. Eu quero dizer para os trabalhadores que eu me sinto preparado para mais um mandato e para lutar com humildade como sempre lutei. Vou priorizar a implantação do Programa de Alimentação do Trabalhador que é uma bandeira que luto há muito tempo e oferecer em parceria com os governos municipal, estadual e federal, uma saúde de fato aos trabalhadores e trabalhadoras assalariadas”, pontuou Tenório.
O presidente reforça que hoje é grande um índice de doenças por uso de agrotóxicos na região. “Precisamos disponibilizar ações na área de saúde que atendam a quem sofre com isso. Esses trabalhadores estão praticamente abandonados”, observou o presidente que tem como vice Josenilton Barbosa (Zé Nilton).
O representante da Fetape no processo eleitoral do STR de Petrolina, Antonio Filho, esclareceu que caberá á Federação coordenar junto com a comissão eleitoral o processo das eleições da entidade. “O papel da Fetape é tornar o processo o mais transparente possível e junto com a comissão eleitoral fazer com que o estatuto do sindicado seja comprido, prevalecendo a transparência e a democracia. Mostrar ao trabalhador e trabalhadora rural que é ele quem decide”, explicou.
Para o presidente da comissão eleitoral do pleito, Cleiton Alves, agora será dada continuidade na atualização das listas dos aptos a votarem na eleição que será dia 3 de junho das 8h às 17h. “Vamos continuar trabalhando para o pleito acontecer com lisura. Estaremos sempre prontos para esclarecer os casos omissos que nos chegarem através das três chapas como está escrito no artigo 100 do nosso estatuto. Esperamos que os candidatos possam fazer a sua campanha da melhor forma possível”, disse Cleiton.
Blog do Banana