Capital: Lagoa Grande é a grande produtora de vinhos do Nordeste

Por Blog do Banana
A+A-
Reset

O Chefe de Gabinete, Valman Rivas, comemora o destaque de Lagoa Grande como capital do vinho do Nordeste. São cinco vinícolas com R$ 20 milhões de litros vinho durante o ano. “Lagoa Grande é destaque no pioneirismo da produção de vinho e é uma grande produtora de uva”, destaca.

A grande produção na região árida protagoniza o destaque que teve inicio nos anos 60, pelas mãos da Cinzano. Plantou a fruta para fazer Vermute, e foi ampliando a plantação. O objetivo inicial era o cultivo de uva de mesa, mas nos anos 70 com a implantação da Vinícola do Vale do São Francisco, responsável pela conhecida linha de vinhos Botticelli, a produção ganhou destaque nacional. Aos poucos chegaram outras vinícolas, não só em Lagoa Grande, mas em cidades vizinhas, transpondo até a fronteira da Bahia. Atualmente, em Lagoa Grande são mais de cinco vinícolas, produzindo cerca de 20 milhões de litros de vinho/ano.

A produção foi desafiadora, afinal o clima do semiárido é na maior parte do tempo sem chuvas, mas a tecnologia da irrigação bem dosimetrada, garantiu a expansão da produção local. E as águas do Velho Chico garantem a produção de duas safras ao ano. Várias castas estão difundidas pelos vinhedos da região. As brancas Chenin Blanc, Viognier e Moscatel.

Companheiras das tintas Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Tempranillo, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Malbec e Tannat; entre outras de menor importância. Além da produção de vinhos, há uma já bem sedimentada e estruturada indústria do enoturismo, com visita guiada em várias vinícolas do local. Destaco a Vitivinícola Santa Maria (Rio Sol), a Adega Bianchetti Tedesco, Vinícola Terroir do São Francisco (Garziera), a Mandacaru, Vinícola São Francisco (Botticelli) e Vinun Sancti Benedictus (VSB). Do lado de lá do São Francisco, na Bahia, ressalto a Miolo Terra Nova. Todas abertas à visitação pública, sob prévia reserva, claro.

Dados que mostram o importante destaque de Lagoa Grande no cenário produtivo de vinhos.No Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil 2023, concluído semana passada, dois vinhos de Lagoa Grande receberam Grande Medalha de Ouro (premiação máxima). Ambos da poderosa Vinícola Rio Sol, pertencente à portuguesa Global Wines, com sede no Dão. Foram o Rio Sol gran reserva 2019 e o espumante Rio Sol brut.

Valman Rivas salienta “Lagoa Grande é a grande produtora de uva de vinho do Nordeste”.

Da Redação

Related Posts