CAPS AD de Petrolina disponibiliza assistência e tratamento às pessoas dependentes do cigarro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNo Brasil, estima-se que o cigarro seja a causa de 200 mil mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Atento a esta realidade a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), através do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), disponibiliza um serviço de assistência e tratamento para estas pessoas que sofrem com vício do cigarro.

Em alusão ao dia 31 de maio, data em que é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, a equipe de profissionais do CAPS AD focou suas atividades durante esta semana para rodas de conversa sobre o uso do tabaco e seus malefícios. O uso abusivo do cigarro está associado às doenças cardiovasculares, infecções respiratórias, cânceres, úlceras, impotência sexual e complicações na gravidez.

“Assim, como outra droga, o tratamento do cigarro exige acompanhamento psicológico, médico e muita força de vontade do dependente. As pessoas que sofrem com algum vício, decorrente do uso de substâncias psicoativas, podem nos procurar para que seja acompanhado e seja mais vitorioso na luta contra o cigarro ou a outra droga”, afirmou a coordenadora da unidade Helena Kedma.

O CAPS AD é uma unidade de saúde mental que atende homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, em sofrimento psíquico por decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas.

É disponibilizado atendimento de psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem e farmacêutico. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e fica na Travessa Pernambuco, nª 19, Vila Mocó.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário