Na contagem regressiva para a maior festa popular do Brasil, é importante preparar o corpo para cair na folia. Fazer refeições leves e beber muito líquido durante o carnaval é necessário para a manutenção da energia física e mental.
“Esses cuidados são indispensáveis, mas a maioria das pessoas, que decide cair na folia, acaba se esquecendo disso e exagerando na alimentação, além de consumir bebidas alcoólicas em excesso. Essa combinação pode ser um desastre para o organismo”, alerta a nutricionista Maria Freitas.
Segundo ela, o indicado é fazer as três principais refeições – café da manhã, almoço e jantar – e lanches leves nos intervalos. Pra isso, Maria dá algumas dicas para um dia de carnaval:
No café da manhã, consuma cereais integrais, frutas e adicione proteínas, como ovos, queijos brancos, além de sucos desintoxicantes e energizantes, a exemplo de:
Para o almoço e o jantar, o conselho é fazer refeições equilibradas e leves, de fácil digestão, de modo que o folião possa manter a energia para pular o carnaval.
“A indicação é comer uma boa salada, uma proteína – como ovos, peixes ou frango –, uma leguminosa e uma boa fonte de carboidrato, como batata doce ou inglesa, macarrão, mandioca e arroz,” aconselha Maria.
Uma dica importante da nutricionista é que, antes de sair para a folia, as pessoas devem comer, evitando alimentos muito pesados e gordurosos, porque eles retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento.
“É possível fazer lanches dos intervalos e durante a folia. Esse lanche deve ser nutritivo e prático para garantir energia para pular até o amanhecer. Como dicas, temos a barra de cereais, frutas frescas ou secas, além de sucos naturais.”
Muita água para hidratar
Ainda nos dias de carnaval, é necessário beber muito líquido: “É preciso se hidratar corretamente para manter a energia, evitar desidratação e ressaca; Como a festa é na rua, opte também por água mineral (por questões higiênicas), água de coco, suco de frutas ou, então, isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva”, sugere Maria.
Consumo de bebidas alcoólicas
E no carnaval é comum o consumo de bebida alcoólica, às vezes com exagero. “Quem abusar de bebidas alcoólicas durante o carnaval, é possível contornar a situação bebendo água ao longo da noite: bebidas isotônicas também são ótimas, porque têm açúcar, reidratam, não têm gás e são saborosas. Sucos de frutas e água de coco também são boas opções. É importante que o folião não fique em jejum. Beber em jejum pode causar desconforto, enjoos, tonturas, entre outros sintomas e situações desagradáveis, como náuseas, vômitos e dores de cabeça”, alerta a nutricionista clínica.
Assessoria de Comunicação Nutricionista – Maria Freitas