Em 2023, a casa de apoio realizou mais de 20 mil atendimentos/hospedagens dos pacientes e acompanhantes cadastrados no serviço, que utilizam a infraestrutura oferecida pela prefeitura para dar sequência aos tratamentos de saúde na capital baiana, Salvador.
A prefeita Suzana Ramos destacou a escolha da casa que oferece mais conforto e tem mais espaço para receber os pacientes de Juazeiro. “Participei da escolha do imóvel ano passado, e levamos em consideração a localização, o espaço, que conta com 10 quartos amplos, vários banheiros, onde são servidas cinco refeições diárias e recebemos uma média de 80 pessoas por dia. Planejamos o ambiente para que seja um lar para os pacientes enquanto eles passam por seus tratamentos de saúde”, ressaltou a prefeita Suzana Ramos.
A Secretária de Saúde Ana Lúcia Alves visitou a casa no início do mês e deliberou algumas melhorias para dar mais conforto para os pacientes. “A gestão da prefeita Suzana prioriza o acolhimento à população e por esta razão fui pessoalmente verificar o andamento do serviço, conversei com pacientes e participei de uma refeição para constatar a qualidade da alimentação e do serviço como um todo”, ressaltou.
A paciente Maricélia Dedino da Silva Santos, é paciente do TFD há mais de cinco anos, afirmou que os pacientes do TFD estão bem assistidos e agradece a dedicação da equipe da casa de apoio. Maricélia. “A casa está cada dia melhor, a equipe é muito atenciosa e as refeições são de primeira. Quero agradecer também a confraternização que a equipe realizou com os pacientes”, elogiou fazendo referência às confraternizações de Natal realizadas na quinta-feira (21) e sexta-feira (22).
A acompanhante e paciente Edjane da Silva Oliveira também elogiou o atendimento da equipe e o cardápio da casa de apoio. “As refeições aqui são completas, me alimento melhor aqui do que na minha própria casa. Além disso, o ambiente é muito organizado, quartos separados respeitando a privacidade dos pacientes. Uso o serviço há muitos anos, como acompanhante e como paciente”, ressaltou.
Confraternização
A paciente Maricélia disse que se emocionou com a iniciativa da equipe. “Foi gratificante e fiquei muito emocionada. Estamos longe de casa, de nossas famílias e essa atenção é muito importante. Foi uma surpresa, estávamos no quarto quando fomos chamados e surpreendidos com a mesa posta para uma ceia natalina”, relatou.
Fotos: Sesau