Casa Nova participa de mesa de discussão sobre a situação dos produtores da Borda do Lago de Sobradinho

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNa ultima terça-feira, 12, o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, acompanhando do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cacá Viana, e de vereadores da cidade, participou, no auditório da Codevasf, em Juazeiro, de uma mesa de discussão promovida pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O evento proporcionou aos presentes uma discussão sobre o problema que vem sendo enfrentado por produtores rurais da Borda do Lago de Sobradinho.

A motivação para a realização da mesa, de acordo com os organizadores, foi a notificação que os agricultores receberam do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), advertindo para o não uso de agrotóxico nas plantações em área de vazante do lago. Essa situação causou muita instabilidade entre os agricultores que estão passando por sérios problemas por causa da crise hídrica e não podem ficar sem plantar.

Para o prefeito Wilson Cota, esse tema é muito importante que seja debatido e cobrou dos entes federativos uma postura mais incisiva em favor dos agricultores, além de destacar a responsabilidade dos órgãos com as questões relativas ao meio ambiente e a segurança hídrica da população. Participaram do debate, prefeitos da região, deputados e representantes da CHESF, EMBRAPA, CODEVASF, ADAB e INEMA.

Propostas levantadas

Um das propostas que surgiu como resultado do debate promovido pelo Constesf foi a elaboração de um documento, através do INEMA e das associações de agricultores da Borda do Lago de Sobradinho, para orientar os agricultores sobre o que pode e não pode fazer no cultivo em áreas de vazante do Lago.

Outra proposta levantada foi a realização de capacitações para orientar os agricultores a plantarem de forma correta, utilizando materiais adequados. A partir de solicitações realizadas pelos agricultores e políticos, a Codevasf se comprometeu em formar uma equipe para analisar a possibilidade de construção de canais de aproximação, que irá viabilizar o plantio em áreas permitidas.

Com informações da Ascom Constesf

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário