O Projeto de Lei nº 013/2021, aprovado por unanimidade na sessão ordinária de hoje (18), trata-se da visão definitiva do Plano de Arborização Urbana do Município de Petrolina e tem por finalidade, definir ações a serem realizadas pela Prefeitura com base nos dados levantados e nos estudos elaborados com apoio técnico do IF Sertão, Campus Zona Rural, na pessoa do Professor e vereador na época, José Batista da Gama. Participaram ainda a professora Ana Rita, da Embrapa, e o Dr. Marcos Drummond ; da arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Monica Nau, e da AMMA, na pessoa do ex-diretor de Impactos Ambientas, Victor Flores. Todos contribuíram para a adaptação do conteúdo às realidades da nossa cidade.
O Projeto contempla um Plano de Educação Ambiental, o qual surge da necessidade de manter a população Petrolinense em forte atuação com as questões de Arborização Urbana para sua manutenção e qualidade ao longo do tempo.
A proposta também aborda a escolha adequada das espécies para cada contexto urbano e seus respectivos locais de plantio.
Petrolina é caracterizada nos últimos anos, pela presença marcante do nim indiano (Azadirachta indica), espécie exótica e invasora cujos danos estão sendo divulgados. Junto a ela, uma série de outras espécies compõe a lista do Art. 3º, inciso II, da presente Lei, que orienta os gestores públicos do município a não efetuarem suas produções. Pelo contrário, são orientados a suprimir ou desacelerar os seus plantios.
“Por fim, tenho certeza que esse Plano de Arborização vem para proporcionar melhores condições de vida para nossa população, preservar a flora através de espécies nativas da região, embelezar a cidade através de árvores frondosas, contribuindo para a purificação do ar atmosférico, incentivando os munícipes para o plantio, reposição e manejo adequado, bem como para servir de modelo para os municípios circunvizinhos”, argumentou o vereador Wenderson Batista.