Com o objetivo de mobilizar diversos entes públicos na busca por soluções para a crescente onda de furtos, arrombamentos e assaltos registrados nos estabelecimentos comerciais da cidade, sobretudo na região central; a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) promoveram uma reunião na noite desta terça (21).
No encontro, realizado na sede da CDL, estiveram presentes o presidente da OAB Petrolina, Marcílio Rubens; a presidente do Sindicato dos Comerciários, Dilma Gomes; o delegado da 214ª Circunscrição, Dark Blacker; o secretário de Segurança Pública de Petrolina , coronel Marcondes Inácio da Silva ; Samara Borborema , representando a secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ; major Fradik Lopes , subcomandante do 5º BPM, além das diretorias das duas entidades varejistas e empresários da cidade .
Na ocasião, representantes dos órgãos convidados que estavam presentes explicaram quais as ações que já vêm sendo realizadas na cidade, no sentido de coibir estes delitos. A Guarda Municipal falou sobre a Operação Pente Fino, que tem acontecido com frequência no centro da cidade e busca apreender armas, drogas e até mesmo recuperar objetos oriundos de furtos. Já a Polícia Militar informou que, desde o início do ano, por determinação do Governo do Estado, acontece um incremento de ações ostensivas através da operação Pernambuco Mais Seguro, com rondas a pé e aumento na circulação de viaturas no centro comercial, principalmente no período noturno.
O presidente da CDL, Deusemar dos Santos considerou a reunião positiva, levando em conta que é uma pauta que atinge diretamente o comércio, além de alinhar ações específicas a serem realizadas de forma integrada entre os órgãos de segurança e os comerciantes. “Estamos sempre atentos ao que acontece no comércio e o objetivo é juntar forças e trabalhar em conjunto para combater a criminalidade buscando soluções com o poder público e os vários setores da sociedade”, destaca Deusemar.
Durante a reunião, o presidente da OAB seccional PETROLINA, Marcílio Rubens, disponibilizou o trabalho das comissões temáticas da entidade, bem como sua infraestrutura, para auxiliar nas iniciativas que visem melhorias na segurança pública. Já o delegado Dark Blacker reforçou que a Polícia Civil tem concentrado esforços na linha investigativa, para chegar também, nos financiadores do tráfico e os receptadores de produtos roubados.
Para o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro, o engajamento de outros segmentos sociais é imprescindível para que haja uma mudança de cenário. “Temos consciência que, mesmo com todas as limitações – sejam no sentido do quantitativo de recursos humanos, estrutura – os órgãos de segurança têm se esforçado para fazer a sua parte. Mas isso, por si só, não garante uma sociedade mais segura. Precisamos mudar leis, fazer com que se tornem menos flexíveis com aqueles que cometem crimes ou delitos. Só assim, muitos pensarão duas vezes antes de fazer algo errado”, observou.
Ao final da reunião, dentre as deliberações que ficaram acordadas será elaborado um documento assinado pelas entidades representativas do comércio e esse documento deverá ser entregue à governadora do Estado, Raquel Lyra, solicitando: aumento de efetivo policial; criação centros de reabilitação para dependentes químicos; além da Intensificação da Operação Pernambuco Seguro.