19 animais da espécie caititu ou pecari, mais conhecidos como porcos-do-mato, foram resgatados no interior de Sento-Sé/BA, por uma equipe do IBAMA de Juazeiro e posteriormente levados por analistas ambientais ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).
O auto de infração ambiental foi registrado através de uma denúncia, e nesta semana os animais foram resgatados, chegando aos recintos do Centro nesta quinta-feira, 18. Os caititus foram mantidos em cativeiro durante muito tempo, mas foram encontrados aparentemente em bom estado de saúde. De acordo com a veterinária Adriana Quirino, todos eles passarão por análise clínica, procedimentos profiláticos e feitura de exames. “Eram 13 animais e mais seis nasceram em cativeiro. Agora vamos examiná-los e posteriormente todos serão levados para o quarentenário, recinto para o processo de reabilitação para soltura”, afirmou Adriana.
Os caititus passarão ainda por avaliação do biólogo da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e serão postos em cativeiro de campo para acompanhamento e só depois devolvidos para seu habitat, em uma área preservada no município de Salgueiro/PE.
ASCOM/CEMAFAUNA
Blog do Banana