O deputado Adalberto Cavalcanti (Avante), que foi majoritário em Petrolina na eleição de 2014 com 42.116 votos, o equivalente a 30,13%, fruto de uma aliança com o deputado estadual Odacy Amorim(PT), hoje amarga as últimas colocações, perdendo até para outros candidatos de fora do município, com percentuais abaixo de 7%.
O deputado Fernando Filho (DEM), que foi segundo colocado nas eleições de 2014 com 35.878 votos, o equivalente 25,67%, vem aparecendo cada dia com uma boa evolução nas consultas internas com 10%.
Mesmo sem metodologia científica, as consultas demostram claramente o atrofiamento do deputado Adalberto Cavalcanti, que vem derretendo em suas bases. Mas, mesmo assim, continua com uma agenda positiva entregando maquinas, veículos e consultórios odontológicos nas cidades do sertão, exceto Afrânio, sua “Terra Natal”, que depois da gestão do prefeito Rafael não recebeu um centavo através de emendas de Adalberto Cavalcanti.
Diferentemente de Adalberto, que está retaliando Afrânio, a sua terra que lhe deu tantos mandatos, por picuinhas políticas, o deputado Fernando Filho amplia as suas ações em Petrolina, a “Terra dos Impossíveis”, onde tem as suas origens e por ser o seu maior colégio eleitoral.