Equipamento integra o Programa Vida Nova, política pública voltada a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco promoveu, nesta segunda-feira (28), a certificação para os alunos participantes de oficinas profissionalizantes realizadas no Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro, no Recife. Ao todo, começaram a ser entregues 424 certificados aos jovens atendidos no local. Na ocasião, também foi inaugurado um espaço do Horta em Todo Canto, o primeiro do programa estadual instalado em um equipamento da SDSCJ.
Desde janeiro, os jovens participaram das oficinas “Criação e produção audiovisual”, “Cultura empreendedora e sustentável”, “Danças brasileiras”, “Comunicação e marketing digital”, “Roadies”, “Técnicas de vendas em operações de supermercado”, “Barbeiro”, “Cabeleireiro”, “Maquiagem”, “Curriculum vitae”, “Proposta de vida: você tem um”, “Planejamento estratégico”, “Profissional do futuro” e “Como expandir o seu negócio”. As temáticas foram conduzidas por equipes do Centro da Juventude, do Paço do Frevo ou do Sebrae, parte delas durante a Semana Estadual do Empreendedorismo Jovem, entre 7 e 11 de março.
“Não tem propaganda ou outdoor que revele mais do que vocês aquilo que vocês estão vivendo com essas oportunidades dadas aqui. É assim que a gente vê com bastante clareza a importância de equipamentos como o Centro da Juventude. Fico emocionado de saber que vocês estão apontando para o futuro e que tivemos uma parcela de contribuição nisso”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, que participou do ato de certificação.
O Centro da Juventude faz parte do programa estadual Vida Nova e é um espaço que de forma progressiva contribui no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, na construção e ressignificação de projetos de vida e na inserção na rede de ensino formal e de qualificação profissional. De acordo com o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, é um equipamento que busca oportunizar aos jovens atendidos novas perspectivas através da oferta de oficinas de profissionalização e atividades sociais. “O objetivo do CJ é contribuir com a garantia de cidadania e direitos, para que haja de fato a inserção social e profissional dessas pessoas e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida delas e de seus familiares”, pontuou o gestor.
O coordenador do CJ, Igor Belchior, ressaltou a qualidade das temáticas disponibilizadas. “O ano de 2022 está sendo muito proveitoso, com 15 cursos e 367 horas de aulas já realizadas pelos jovens. Tivemos várias parcerias e a oportunidade de participar da Semana do Empreendedorismo Jovem”, afirmou. “O Centro da Juventude se consolida como política pública importantíssima para a população que vive em situação de risco e vulnerabilidade social. No CJ de Santo Amaro, comprovamos isso”, completou a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SDSCJ, Lioniza Santos.
HORTA – A horta do CJ, que já ostenta os primeiros ramos de coentro e pimenta brotando, virou motivo de orgulho para os jovens atendidos no equipamento. O Programa Horta em Todo Canto tem como objetivo fomentar entre as instituições do Governo do Estado a importância e a consciência do consumo e cultivo de alimentos saudáveis, sob coordenação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Caisan-PE), que tem a presidência ocupada pela SDSCJ. A iniciativa promove o cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos em equipamentos da administração estadual.