Todos os ritmos, sons e solos instrumentais voltaram a invadir o Centro de Música Maestro Ivalter, na noite da última terça-feira (1º), durante solenidade festiva e musical que marcaram a reabertura do espaço sob o talento de jovens alunos e professores. Participaram da cerimônia, o prefeito Marcones Sá, a secretária de Cultura e Esportes, Paava Carvalho, além de convidados, pais e alunos matriculados na unidade. A orquestra do Proac fez uma apresentação repleta de homenagens a alguns dos maiores compositores do cancioneiro nacional como Luiz Gonzaga e Alceu Valença.
O aluno de trompete, Ewerton Fernandes da Silva, 19, também estudante de administração da UPE, comemorou a retomada das aulas práticas e teóricas, na certeza de que terá desafios para aprender e se tornar um grande profissional. “A volta é maravilhosa. Por mais que você tenha o instrumento em casa, fica muito difícil estudar sem o apoio do professor. Estou muito feliz com o tradicional volta às aulas”, declarou.
Secretária de Cultura e Esportes, Paava Carvalho, falou da expectativa em função da reabertura e atividades do Centro de Música, que segundo ela, traz a proposta de se fortalecer um trabalho ainda melhor. “Que essa energia acumulada possa se transformar em arte e em música todos os dias. Já estamos com apresentações marcadas. Na virada do forró os alunos de sanfona farão uma participação especial e no dia 23 de dezembro, aniversário da cidade, teremos mais uma apresentação coletiva no Centro de Música”, adiantou.
Para 2014, a Secretaria quer abrir novas matrículas e começar outro ciclo para iniciantes, além de concluir os cursos que já avançaram nesses três anos. Em seu discurso, o prefeito Marcones Libório de Sá definiu a escola como “casa da magia, do aprendizado e da música que é arte e inspiração da alma”.
O prefeito falou ainda do período em que o espaço teve de ser reestruturado para que o processo continuasse. “Infelizmente, na cultura, sabemos que não temos uma verba especifica e dependemos das arrecadações. Graças a Deus estamos começando com força total. No desfile cívico vimos muita beleza dos nossos artistas, resultado do trabalho que está sendo feito”, observou.
Na ocasião foi apresentada a nova equipe da unidade de educação musical formada pela coordenadora Administrativa (Lily), coordenador Pedagógico, instrutor de metais, canto e teoria musical (Adelino Nascimento); Instrutor de palhetas, solfejo e teoria musical (Maestro Paixão), Instrutor de bateria e percussão (Josevan Pereira), Instrutor de sanfona, violão e teclado (Daniel Paixão); Instrutor de pífano, percussão, teoria musical e solfejo no núcleo Conceição das Crioulas (Andrelino Neto da Silva), e Instrutor de Sanfona de 8 baixos, teoria musical, solfejo e percussão no núcleo Pau-Ferro, José Eugênio (Nego do Mestre).
O cronograma de aulas está disponível no Centro de Música e as atividades já começam no dia 2. Entusiasmado com essa nova etapa, o músico Nêgo do Mestre, talento da sanfona de 8 baixos, declarou que a solenidade lhe deu a sensação de voltar a ser menino.“Estou aqui como se fosse um menino, parece que comecei a tocar sanfona ontem. Estudei aqui teoria musical e a música sempre esteve presente na minha vida. É um prazer muito grande fazer parte dessa família”, completou Nêgo Mestre.
Ascom
Blog do Banana