Recentemente, o Ministério da Saúde liberou uma lista de medicamentos orais para o câncer, com o intuito de aumentar as possibilidades de tratamento para diversos tipos da doença, como câncer de pulmão, mama e leucemias. O Centro de Oncologia Dr. Muccini da Associação de Amparo à Maternidade e Infância de Petrolina (Apami) já dispõe de diversos destes medicamentos para tratamento do SUS dos pacientes da região.
Desde 2008 o Ceonco iniciou um programa de medicamentos especiais para os pacientes atendidos pela Instituição, com a disponibilidade de tratamento oral para leucemia, e em 2011 realizou parceria com o Ministério Público de Pernambuco para melhorar a acessibilidade destes na região.
No momento, o Centro de Oncologia apresenta cinco programas de atendimento farmacológico, disponibilizando 22 medicamentos dos 36 em vigor pelo Governo o restante é conseguido através de ação judicial, juntamente com o apoio do Ministério Público em parceria com o Movimento de Combate ao Câncer (MCC), coordenado pelo grupo de voluntárias da sociedade civil e a Farmácia do Estado da 8ª Geres, assim oferecendo atendimento e acompanhamento de todos os seus pacientes, o que em números significa mais de 12 mil tratamentos oncológicos por ano.
ASCOM IOP
Blog do Banana