Entre estudantes, professores e comunidade externa, cerca de 8 mil participaram da Semana Universitária 2017. As atividades, promovidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e a Universidade de Pernambuco (UPE), aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de novembro nos campi da Cidade Universitária. Entre os destaques da programação deste ano estão as apresentações dos trabalhos de pesquisa e as atividades de extensão que foram levadas até as comunidades.
Os diversos temas abordados durante a semana contemplavam as áreas de educação, saúde, direito, administração e tecnologia da informação. Cleiton Lima, aluno da UPE, acredita que o evento enriquece o aprendizado. “A Semana Universitária permite que nós divulguemos nossas pesquisas e fortalece os três pilares das universidades: o ensino, a pesquisa e a extensão”, comenta.
O professor da Facape Phablo Freire, que é um dos coordenadores da comissão científica, também acredita no potencial de aprendizado e, principalmente, de interação do evento. “A SU possibilita que os alunos possam ter contato com os três pilares das faculdades, seja nas atividades que são ofertadas ou quando eles trazem trabalhos que vão ser apresentados e discutidos. A importância maior de um evento como esse é aproximação que propicia entre os acadêmicos, professores e comunidade, de modo que a comunidade acadêmica e a comunidade local possam dialogar nesses espaços”, destaca.
Entre as 105 atividades da programação da semana, estão os minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas que tiveram participação massiva dos alunos. Este ano, cerca de 200 trabalhos foram apresentados pelos estudantes e foram realizadas 24 atividades para a comunidade externa, com a promoção de serviços de saúde e ações educativas em diversos bairros de Petrolina.
De acordo com a coordenadora geral da semana, Flávia Fernandes, o perfil interdisciplinar da Semana Universitária ganha uma dimensão extensionista ao levar essas atividades desenvolvidas dentro da academia para ambientes externos. “Envolve toda a comunidade acadêmica da UPE e da Facape e as atividades extrapolam os muros da universidade”, destaca.
Mariane Mendes, diretora da UPE, destaca a parceira com a Facape em mais uma edição do evento. “A SU vem se consolidando ao longo dos anos e busca levar o que nós fazemos dentro das nossas instituições para a comunidade. É um momento em que as universidades se mostram e a sociedade pode se apropriar do que nós desenvolvemos aqui dentro. É um estímulo para aqueles que querem fazer uma formação superior. Abrilhanta nosso ano acadêmico e é uma grande alegria pra nós ter essa parceria com a Facape”, comenta.
Ascom Facape
Blog do Banana