Notícias

Cerca de 300 pessoas são atendidas por mês na Câmara de Conciliação da Facape

Os Tribunais de Justiça de todos os estados do país realizam um trabalho de estimular na população a resolução de conflitos através da conciliação, que são práticas em que os litígios são intermediados por mediadores que buscam que as partes possam entrar em um acordo,  sem a necessidade de intervenção direta do judiciário. Em Petrolina a população pode recorrer ao serviço, gratuitamente, na Faculdade Ciências de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape. Desde 2011 a instituição é conveniada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco e está habilitada a desenvolver a prática de conciliação.

A Câmara Privada de Conciliação e Mediação realiza, em média, 300 atendimentos mensais entre atendimentos simples ao público e sessões de conciliação. Para ser atendido, basta se dirigir ao Campus da Facape, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 17h. A equipe da Câmara é composta por professores e servidores da instituição. Além da participação dos estudantes que auxiliam na realização das sessões e nos atendimentos. A maior demanda de casos são relacionadas à família, como divórcios e requerimento de pensões alimentícias. Apenas as causas que se enquadram na Vara Cível são acolhidas pela Câmara, como desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, entre vários outros.

A coordenadora da Câmara e professora da Facape, Ana Paula Batista, destaca que a participação de estudantes nos atendimentos permite que a cultura do litígio seja desconstruída desde a academia. “Historicamente, tínhamos desde de vida acadêmica a cultura do litígio, aqui estamos ensinando os alunos que a conciliação é uma forma saudável e viável de sanar as questões judiciais, quando ambas as partes expõem seus argumentos e, através do acordo amigável, sendo todas as partes beneficiadas, inclusive o advogado que consegue resolver o processo de seu cliente de forma mais célere”, comenta a Professora.

Para Sara Veiga, aluna do 4º semestre do curso de Direito e estagiária da Câmara, a experiência vivenciada no estágio tem permitido ampliar seus horizontes sobre meios alternativos de solução de conflitos. Sara pretende continuar trabalhando com Conciliação após concluir o curso. “É gratificante acompanhar a resolução de um conflito através do diálogo. A Justiça tem se aproximado da população com esta prática, fazendo com que o cidadão tenha autonomia para decidir questões que antes eram determinadas apenas pelo Juiz”.

Semana da Conciliação
De 27 de novembro a 1º de dezembro a Câmara Privada de Conciliação e Mediação da Facape participará, juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, da Semana Nacional da Conciliação. A iniciativa, promovida anualmente, tem como objetivo solucionar conflitos de forma pacífica e rápida por meio da conciliação. Durante a preparação da Semana Nacional da Conciliação, os tribunais escolhem os processos judiciais que podem ser apresentados em audiência de conciliação e comunicam formalmente as partes envolvidas no conflito. Se um cidadão quiser resolver seu caso pela conciliação durante o mutirão, deve procurar, com antecedência,  a Câmara ou o Tribunal em que o caso estiver tramitando.

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress