Cerca de 700 mototaxistas participaram das palestras promovidas pela EPTTC

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNa próxima segunda-feira, 01 dezembro chega ao final a primeira série de palestras educativas coordenadas pela Prefeitura de Petrolina, através da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo-EPTTC.

Cerca de 700 mototaxistas receberam desde o dia 11 de novembro, instruções sobre as regras do trânsito e as punições previstas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

As palestras foram realizadas no auditório do Sest/Senat, no Quilômetro 2. Os temas abordaram o artigo 54 do Códito de Trânsito Brasileiro que estabelece regras de conduta e circulação que visam a inibir acidentes causados, em boa parte, pela negligência dos condutores.

A cada ano cresce o número de acidentes com mortes envolvendo condutores de motocicletas. A frota de motocicletas no Brasil já representa quase a metade do número de carros. E o aumento acelerado dessa presença nas ruas alimentou uma situação trágica.

A EPTTC já planeja para o ano de 2015 uma nova série de palestras voltadas para mototaxistas e motociclistas.

Segundo dados divulgados pelo DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), no primeiro trimestre de 2014 a motocicleta representou 74% das indenizações do seguro.

O Jornal Nacional apontou em reportagem que seja no Hospital das Clínicas de São Paulo, seja nos prontos-socorros país afora, as histórias se repetem. Moto, carro, ônibus, caminhão, bicicleta e, claro, pedestre. Nas grandes cidades brasileiras, a disputa por espaço nas ruas é cada vez mais feroz e trágica.

Um levantamento feito pelo Jornal Nacional com base em dados do Ministério da Saúde mostra que nos últimos dez anos, a média no país de mortes provocadas por acidentes de moto dobrou.

Levando-se em conta o total de mortes em acidentes de trânsito no país, em 2004, os casos envolvendo motociclistas eram 14%. Em 2013, último dado disponível, subiram para 28%, ou seja, 11.600 motoqueiros morreram.

Já Sérgio Ejzenberg, especialista em trânsito, diz que hoje morrem mais motociclistas do que pedestres no Brasil.

Ascom-EPTTC

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário