CEU das Águas, em Petrolina, recebe projeto de mediação cultural com dança

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Projeto do Coletivo Trippé conta com incentivo do Governo de Pernambuco através do Funcultura
O Coletivo Trippé iniciou essa semana uma ocupação no Cine-teatro Massangano, no CEU das Águas, equipamento cultural localizado no bairro Rio Corrente, em Petrolina (PE). Até outubro, o grupo realiza atividades de mediação cultural com dança para a comunidade, entre apresentações de quatro espetáculos e oficinas de iniciação às artes.
A primeira temporada foi do espetáculo infantil “Eu Cá Com Meus Botões”, solo do bailarino Adriano Alves. O grupo recebeu crianças da creche do bairro e outras atendidas pelo Cras, além do agendamento com famílias com crianças surdas. As sessões foram entre os dias 18 e 20 de julho, sempre à tarde, seguidas pelas atividades lúdicas da mediação cultural. Também será oferecida uma oficina de iniciação à dança-teatro pelo bailarino.
O diretor da obra, Thom Galiano, diz que o formato do projeto amplia as possibilidades do trabalho e sua relação com o público. “O espetáculo versa sobre o universo da poesia e é ao encontrar com as crianças que a gente vai vendo a reverberação dessa poesia. É muito bom estar em um projeto que tenha mediação cultural, porque a gente sente o que ficou nos desenhos, na conversa e nas respostas das crianças. Ela sai do espetáculo ressignificando e devolvendo para a gente um sentido”.

A importância de um projeto de mediação que relaciona os espetáculos com a educação é destacada pela professora Edineide Leandro. Ela acompanhou sua turma de educação infantil da CMEI Tereza Maria de Amorim na visita ao CEU das Águas, ontem (20). “É muito importante para complementar a aprendizagem das crianças. Nós já trabalhamos muito com o lúdico e o espetáculo vem complementar com a arte. Envolve a criança nos detalhes e eles chegam na sala comentando, eles ficam muito felizes”.
O projeto, realizado pelo Coletivo Trippé com coordenação da Pipa Produções, conta com incentivo do governo de Pernambuco através do Edital Funcultura Geral 2017/2018. As atividades podem ser acompanhadas através das redes sociais do Coletivo Trippé, no Instagram (@trippecoletivo) e Facebook (facebook.com/coletivotrippe).
Coletivo Trippé
Desde 2011, o Coletivo Trippé atua na produção de dança no Sertão do São Francisco, promovendo atividades de difusão e formação na área. Entre suas atividades, está a realização de temporadas e circulação de espetáculos, processos de mediação cultural para iniciação de novos públicos e produção de mostras e festivais.

Related Posts