A Controladoria-Geral da União está negociando acordos de leniência com seis empresas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato: UTC Egenharia, Engevix, Galvão Engenharia, OAS, Andrade Gutierrez e Toyo Setal.
Segundo o jornalista Matheus Leitão, as negociações da da UTC Engenharia estão em estágio avançado e a previsão é que seja concluída até o carnaval. A holandesa SBM offshore é mais uma empresa que deve fechar acordo de leniência até fevereiro com a CGU, segundo previsões atuais.
Defendido pelo governo federal como uma medida para evitar mais danos à economia, o acordo de leniência é semelhante à delação premiada, ferramenta bastante utilizada na Operação Lava Jato, mas é firmado com pessoas jurídicas que desejam cooperar com a Justiça.
Esse tipo de acordo exige que a empresa colaboradora confesse a participação nos atos ilícitos, pague pelos prejuízos causados e revele informações para as investigações. Por envolver valores altos e várias instâncias de negociação pode demorar meses. (247)
Blog do Banana
