CHESF anuncia nova diminuição da vazão da barragem de Sobradinho Bahia

Sobradinho - A Usina Hidrelétrica de Sobradinho tem capacidade total de 1050 megawatts, mas com a falta de água só tem sido possível gerar cerca de 160 megawatts (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que vai diminuir novamente a vazão da média diária da Barragem de Sobradinho, que fica na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, a partir desta terça-feira (26).
A Chesf pediu cuidado à população que ocupa áreas ribeirinhas próximas à calha do Rio São Francisco, por questões de segurança. Atualmente, o reservatório está com 33,53% de volume de capacidade.
O escoamento será reduzido de 1.000 m³ por segundo, para 800 m³, gradualmente. A limitação atende a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Entre a última quinta-feira (21) e o sábado (23), a vazão foi diminuída de 1.600 m³ por segundo para 1.000 m³.
A bacia do Rio São Francisco é responsável por cerca de 17% da energia armazenada do Sistema Interligado Nacional (SIN) e só a barragem de Sobradinho representa 10,4% desse total. No mês de setembro, a Chesf determinou uma medida contrária. A barragem teve um aumento da vazão de de 1.300 m³ por segundo para 1.600 m³.
( Texto Zé Carlos Borges)
Deixe seu comentário