Em coletiva na manhã desta quarta feira (16), na cidade de Petrolina, o Diretor de Operações da companhia, João Henrique Franklin, reuniu a imprensa local para informar à comunidade das novas medidas para garantir a “segurança hídrica” na Bacia do Rio São Francisco.
Depois da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) receber autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional de águas(ANA) para executar novos testes de redução de vazão, ficou definido que a partir do próximo dia 21 de novembro iniciará a primeira etapa da operação, reduzindo a vazão de 800 m3/ s pra 750 m3/ s. As próximas etapas de redução serão efetuadas posteriormente, a partir das analises de dados do monitoramento.
Apesar da Chesf ter como principal missão a geração de energia, a empresa nesse momento está focada na segurança hídrica para ribeirinhos, como o objetivo de garantir o fornecimento de água para os setores produtivos, como, por exemplo, os projetos irrigados do Vale do São Francisco.
Nesse mesmo período no ano passado, o lago de Sobradinho chegou a 1% de sua capacidade, diferentemente deste ano, que se encontra com 6%, não descartando as medidas de redução diante da crise hídrica já que estamos no período úmido com poucas perspectivas de chuvas.
Blog do Banana