Crise hídrica

Chesf vai reduzir vazão do Rio São Francisco para garantir segurança hídrica na região

imagemO superintendente de Operações da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), João Henrique Franklin, reuniu a imprensa na manhã desta terça (10) em Petrolina, para falar sobre a situação hidrológica na bacia do Rio São Francisco, já que a região vivencia uma das maiores crises hídricas dos últimos 84 anos. Em sua explanação, Henrique esclareceu que nesse momento a empresa não só está preocupada na geração de energia, mas também na segurança hídrica a todos os usuários impactados com a redução do acumulo de água no Velho Chico.

“Hoje estamos com uma vazão de 900 metros cúbicos por segundo. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já recomendou reduzir a vazão para 800 metros cúbicos por segundo”, assinalou o superintendente.

O engenheiro disse que atualmente, o Lago de Sobradinho está com 3% de seu volume.podendo chegar até o dia 3 de dezembro ao volume morto, o que impedirá a geração de energia na barragem. Entretanto, segundo a equipe técnica, a Chesf tem como atender toda a população, já que seu sistema é interligado com todo o Brasil e com outras alternativas de geração de energia eólica e Termoelétrica.

Mesmo sem gerar energia, o engenheiro explicou que a água deverá ser liberada por comportas com a vazão de 800 metros cúbicos por segundo para manter o curso do rio São Francisco, granitificando os abastecimentos das cidades e dos perímetros irrigados.

Segundo João Henrique, a redução da vazão vai garantir “segurança hídrica” aos usuários impactados.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *