Cerca de 150 pessoas foram desalojadas pelas fortes chuvas que atingiram o bairro de Xerém, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense), na madrugada desta quinta-feira (3), segundo informações da Defesa Civil.
O secretário de Defesa Civil do município, Marcelo Silva, informou que um homem morreu. Ele foi encontrado na região da praça da Mantiqueira, e ainda não foi identificado.
Os desalojados foram encaminhados para abrigos no município. Havia a informação de que uma represa na região se rompeu. “Não há indício deste fato. O rompimento da barragem não está confirmado”, afirmou Silva.
“Chegamos à conclusão de que foi uma cabeça d’água, desencadeando uma enxurrada brusca que trouxe uma grande avalanche de terra, árvores e pedras até as casas que estavam no beira-rio”, disse.
Nas últimas 24 horas, choveu cerca de 200 milímetros na cidade, o maior volume observado na estação meteorológica da cidade, que foi inaugurada em outubro de 2002. De acordo com a Defesa Civil, a região ainda tem vários pontos de alagamento.
Os rios Saracuruna, Inhomirim e Capivari e Iguaçú transbordaram, e duas pontes e diversas casas localizadas nas margens foram derrubadas.
Moradores relataram à BandNews que ficaram ilhados em algumas áreas do Estado. Angra dos Reis entrou em estado de alerta e duas pessoas ficaram feridas, dentre elas uma gestante.
Segundo a GloboNews, o sambista Zeca Pagodinho está no local para prestar auxílio às vítimas da tragédia.
Em Teresópolis, as sirenes foram acionadas em cinco comunidades com a subida do rio Paquequer. Choveu 126,8 milímetros na região desde as 22h de ontem até às 6h de hoje, o que representa 46% de toda a chuva normal para o mês de janeiro na cidade. No total, 50 pessoas ficaram desalojadas.
Fonte: Uol
Blog do Banana