Chuva

Chuva favorece boa produção de banana em Santa Maria da Boa Vista

Sem título2A chuva do mês de janeiro foi comemorada pelos produtores de banana em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. A água colaborou pra o aumento na produção. No projeto Fulgêncio, a expectativa é que a colheita seja de até 30% maior do que no ano passado.

O projeto Fulgêncio é o segundo maior produtor de banana do estado. A safra começou em janeiro e já vem rendendo bons frutos. O produtor rural Tibério César Nunes que tem cinco hectares plantados está impressionado com a colheita. “A produção vem aumentando e há dois anos nós não estávamos com essa produção. Graças a Deus, as coisas estão melhorando e a gente está com uma perspectiva muito boa para esse ano”.

A chuva é muito importante para o cultivo, mesmo quando ele é feito em áreas irrigadas. O produtor rural, Joselano do Nascimento contabilizou cerca de 200 milímetros nas terras dele, o suficiente pra molhar bem os três hectares plantados, com três variedades diferentes. O produtor espera colher, em média, 43 toneladas, nove a mais do que no ano passado, isso graças a chuva. “A gente estava com o sol, a temperatura muito alta e reduziu a temperatura e então ficou um clima bom, especial para as plantas, para a captação dos nutrientes que elas precisam”.

O cento da banana Pacovan está sendo negociado de R$18 a R$22. A maioria dos produtores têm compradores fixos, e a mercadoria vai pra estados do norte e do nordeste. Uma parte da produção fica com uma a associação de mulheres artesãs do Projeto Fulgêncio. Elas fabricam doces, cocadas, o nego bom e até farinha de banana. O doce cremoso é o item mais vendido. “É um doce que a gente faz que é natural, totalmente artesanal e feito com amor. É muito vendável”, ressalta a cozinheira da associação, Adriana dos Santos Gomes.

G1

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *