Várias casas do Conjunto Vila São Francisco I e II, construídos dentro do programa Minha Casa Minha Vida na gestão do ex-prefeito Orlando Xavier, em Casa Nova-BA, estão comprometidas após as chuvas que caíram na região entre a madrugada e manhã desta quinta-feira, 28 de novembro. Foram em torno de 100 milímetros de chuva na cidade e por conta disso e da construção das casas em um terreno inadequado, única contrapartida da Prefeitura para com o programa, o esgoto da área voltou para as residências, por estar impedido de escoar voltou e comprometeu toda a estrutura das moradias.
O prefeito Wilson Cota (PMDB) logo que foi informado da situação das famílias atingidas com o problema, foi pessoalmente ao local junto com a equipe de Defesa Civil do município. Ele levou as máquinas da Prefeitura para desobstruir um escoamento do esgoto, pois uma barreira construída pelo dono de um terreno particular vizinho ao Conjunto, foi quem ocasionou toda o dano as moradias
Segundo os moradores do conjunto prejudicado, a má construção do sistema de saneamento local ocasionou todo o prejuízo deles. Não foi feito uma lagoa de estabilização pela construtora responsável pela obra executada ainda na gestão anterior, para receber os dejetos tanto das residências como das ruas.
Com as chuvas o esgoto retornou para as residências, inundando e danificando toda a estrutura das casas. Uma das moradoras prejudicadas foi a dona de casa Aparecida da Silva. Ela conta que perdeu todas as suas roupas e livros com a casa inundada de esgoto e dejetos. A moradia dela ficou totalmente comprometida.
“Estou só com a roupa do corpo. Ficou tudo sujo com a água do esgoto e da chuva que entrou na minha casa”, lamentou a moradora.
O prefeito Wilson Cota já informou o problema à justiça e hoje mesmo já mandou derrubar a barreira que impedia o escoamento do esgoto. “Esse problema vem da outra gestão e já passei a situação para a Caixa Econômica Federal que é quem libera os recursos do programa Minha Casa Minha Vida para que ela acione a empresa responsável pela obra. Viemos aqui tirar a barreira do escoamento do esgoto e uma solução mais adequada terá que ser pensada e com urgência para evitar que mais moradores deste Conjunto Habitacional sejam prejudicados”, afirmou Wilson Cota.
Blog do Banana
3 comentários
Baiano e foda mesmo.Ate com a chuva reclama kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….
Meu caro banana, mesa suas palavras em falar que o culpado é o dono do terreno pois este prefeito como os outros foram avisados pelo problema dessas aguas e nunca fizeram nada, este problema esta na justiça com varias assinaturas,
com baixo assinado e ele nunca fez nada e se não tomarem providencias iremos tampar de novo pois o maior prejudicado somos nós e esta propriedade e particular e não vamos aceitar jogar esgoto dentro dela.Esta mesma propriedade é a mesma que seu BLOG falou na gestão passada fica a dica pare de ser besta e denuncie os verdadeiros culpados pois temos provas de tudo isso ai.
Olá,
estou passando por problema semelhante com meu terreno em minha cidade (a Prefeitura joga esgoto em meu terreno há mais de 30 anos, e eu quero tapar essa tubulação – jogar concreto – pois as erosões causadas ao terreno estão insuportáveis). Tem como entrar em contato?
brunambs@yahoo.com.br