O espetáculo premiado volta aos palcos do Teatro Dona Amélia, em Petrolina (PE)
Para celebrar seus 15 anos, a Cia Biruta de Teatro vai estrear, neste sábado (23), no Teatro Dona Amélia, em Petrolina (PE), mais uma temporada do premiado espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo”. A peça, que conta um pouco das lendas que permeiam o imaginário do povo ribeirinho, será apresentada nos dias 23 e 24 de setembro, às 17h.
Em cena, Antônio Veronaldo e Camila Rodrigues, dão vida a Chico e Flor, dois aventureiros em uma viagem fantástica pelas lendas do rio São Francisco. “Na dramaturgia, apresentamos as lendas do Rio São Francisco como mote para estabelecer o jogo cênico e desenvolver uma poética ribeirinha a partir de imagens e referências sobre as tradições orais em torno da Ilha do Fogo, localizada em Petrolina (PE). Buscamos, através desse imaginário, dialogar com temas atuais, fazendo referências simbólicas à degradação do rio e ao desenvolvimento não sustentável”, conta Antônio Veronaldo, que também assina a dramaturgia e direção da produção teatral.
A retomada do espetáculo faz parte das comemorações de 15 anos do grupo teatral. “Chico e Flor é um marco na nossa carreira por dois motivos, primeiro ele delimita o espaço em que a gente começa a falar sobre nós, sobre a região, sobre o rio e sobre tudo o que nos complementa como parte desse povo ribeirinho daqui. Além disso, vem o reconhecimento e a aceitação do espetáculo, tanto das críticas, quanto dos prêmios que nós recebemos com ele”, pontua Veronaldo.
O Espetáculo
“Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” narra a história do barqueiro Chico, que viaja pelo rio São Francisco a procura da sua família, e da corajosa Flor, sua companheira de aventuras. A peça apresenta a poética de vivência com o Rio e o seu entorno, a partir das lendas ribeirinhas e de uma narrativa de aventura e superação que tem como pano de fundo a relação que o ser humano estabelece com a cultura e a natureza, fundamentada na criação de elementos fantásticos e mágicos como modos de explicação, elaboração e transformação de mundo.
Prêmios
Desde a sua estreia, em maio de 2015, o espetáculo vem participando de festivais relevantes para a cena artística voltada para as crianças, tanto na cidade e no estado, quanto fora dele. Entre os principais eventos e premiações do espetáculo estão o Prêmio Pernalonga de Teatro 2018; 11º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – Fenatifs (Bahia, 2018); a III Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (Sousa, 2017); o 23º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, Recife – PE, 2017), no qual foi indicado a 7 prêmios e ganhou 3 (melhor trilha sonora, melhor iluminação e melhor atriz); o II Festival de Teatro Wellington Monteclaro (Juazeiro – BA, 2017), onde foi premiado na categoria de melhor atriz e escolhido o segundo melhor espetáculo.
Serviço:
Quando: 23 (sáb) e 24 (dom) de setembro
Horário: às 17h
Onde: No Teatro Dona Amélia
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Classificação: Livre