O Plano Juventude Viva chega à Petrolina. Uma parceria fundamental entre governo municipal e federal que prevê investimentos em cidades que lutam para erradicar a violência contra os jovens.
A parceria concebida pela Prefeitura municipal de Petrolina com a Secretaria Nacional da Juventude através da Secretaria Municipal de Cidadania (SEDESC) será selada na manhã da quarta-feira (19/11) em cerimônia no Hall de eventos da prefeitura às 10hs. Estarão presentes o Prefeito Julio Lossio; A secretária Célia Regina Carvalho (Secretaria de Cidadania) e do superintendente da Juventude em Petrolina Robson Rocha.
Segundo dados do Ministério da Saúde referentes aos homicídios registrados em 2011 e 2012, a maior parte das vítimas de violência (53,5%) é composta por jovens entre 15 e 19 anos. Destes, 74,6% são negros e mais de 70% das mortes aconteceram em 132 municípios do país.
O Juventude Viva, programa federal criado pela Secretaria Nacional de Juventude e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), incide justamente nessas cidades.
Petrolina tem sido referencial no tratamento com a juventude, introduzindo programas que vem tirando muitos jovens da marginalidade e inserindo-os no contexto da sociedade.
Para Robson Rocha o programa vai ampliar e fortalecer o que já está se fazendo na cidade através da Superintendência da Juventude. O prefeito Julio Lossio desde 2009 vem implantando políticas públicas para a juventude criou o departamento que antes não existia e 27 programas de forma intersetorial com objetivo de combater à a violência contra a juventude,proporcionando aos jovens a oportunidade de capacitação profissional,lazer,esporte e cultura. .
“O eixo está na desconstrução da cultura de violência; na inclusão, oferta de oportunidades e garantia de direitos; na promoção de transformações no município de Petrolina e no aperfeiçoamento institucional. Em suma, presença do Governo onde ele mais precisa estar” Disse o superintendente.
Ascom