Mais de 6 milhões de brasileiros enfrentaram pelo menos 150 dias de calor extremo em 2024 – um ano marcado como o mais quente da história da Terra. No interior de Pernambuco várias cidades do Agreste e Sertão passaram quase 100 dias em situação de extremo calor, a exemplo de Triunfo, que teve 94 dias com temperaturas chegando a 38º C.
Levantamento exclusivo feito a pedido do g1 aponta que, no total, 111 cidades brasileiras tiveram mais de cinco meses, que equivalem a 150 dias, ainda que não corridos, sob calor extremo. Isso significa temperaturas que muitas vezes ultrapassaram os 40°C.
O levantamento considerou informações de 5.571 municípios brasileiros. Pouco mais de 100 ficaram de fora, o que inclui as capitais João Pessoa e Recife. Segundo a pesquisadora do Cemaden Márcia Guedes, que fez parte do levantamento, isso ocorre porque ao coletar os dados do satélite, a resolução não conseguiu alcançar algumas cidades na faixa litorânea.
Mas o calor atingiu todo o país: todas as cidades brasileiras enfrentaram ao menos um dia com temperaturas máximas extremas.
A primeira região mais atingida foi o Norte, a segunda mais afetada foi o Nordeste, que já é quente e enfrentou ainda mais calor. Foram dias consecutivos com temperaturas próximas dos 40°C em várias cidades. (Foto: G1 Caruaru).