Cientistas políticos acreditam que Ciro Gomes vai retirar candidatura: “Já está fazendo isso”

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A pré-campanha de Ciro Gomes (PDT) foi a mais impactada, de acordo com as pesquisas eleitorais da última semana, com a entrada do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) na corrida eleitoral à presidência da República de 2022. Cientistas políticos ouvidos pelo Brasil de Fato acreditam que o cearense já cogita abandonar a candidatura e pode ser pressionado por isso.

“Eu pensaria com muito carinho em retirar a candidatura para presidente. De certa maneira, o Ciro já está fazendo isso, ele diminuiu muito os ataques que ele vinha fazendo nas redes sociais. Ele terá que gastar muito dinheiro, porque só militância não carrega o Ciro Gomes, ele não consegue retirar votos da direita e extrema-direita e não mexe no eleitorado do Lula. Ele está emparedado. A melhor possibilidade para o Ciro é o Senado ou o governo do Ceará”, pondera o cientista político Rudá Ricci, que acredita numa “reconversão de apoio ao Lula, o que será inevitável no segundo turno.”

Para Cláudio André de Souza, cientista político e professor da UNILAB Ciro Gomes está numa situação muito difícil. “Ele precisará buscar seu eleitorado entre os indecisos. Quando batia em lula e Bolsonaro, buscava um eleitor que ainda mantinha um voto incerto. O grande problema é que ele precisará bater em Moro, mas também precisará dialogar intensamente como um candidato que tenha chance de chegar no segundo turno e isso é difícil. Não será uma surpresa se começar a especulação de Ciro retirando a candidatura, para sair ao Senado, o cenário é muito difícil para ele.”

(Brasil 247).

Related Posts