Saúde

Cobertura vacinal ainda é desafio na luta contra as hepatites virais em Pernambuco

As hepatites virais são infecções causadas pelos vírus A, B, C, D e E, que podem evoluir para quadros graves, como cirrose hepática e câncer de fígado

Com o mês de julho voltado à prevenção e conscientização das hepatites virais, os dados de cobertura vacinal em Pernambuco indicam avanços, mas também revelam a necessidade de ampliação das estratégias de imunização. Atualmente, o Estado registra cobertura de 82,4% para a vacina contra a Hepatite A e de 81% para recém-nascidos vacinados contra a Hepatite B — percentual que sobe para 86,9% entre os menores de 1 ano de idade. Ainda assim, os números estão aquém da meta de eliminação das hepatites como problema de saúde pública até 2030, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As hepatites virais são infecções causadas pelos vírus A, B, C, D e E, que podem evoluir para quadros graves, como cirrose hepática e câncer de fígado. Os sintomas incluem cansaço, febre, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além de alterações na cor da urina e das fezes. Em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoverá um diálogo ao vivo no canal da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco no YouTube, no dia 29, abordando o enfrentamento das hepatites na atenção primária.

Compartilhe: