Codevasf em PE promove defesa da Caatinga e do rio São Francisco na Semana do Meio Ambiente

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemAtividades diversas marcam a agenda da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Semana do Meio Ambiente em Pernambuco, uma promoção da 3ª Superintendência Regional da empresa por meio de sua Unidade Regional de Meio Ambiente.

A programação começa nesta terça (2) com uma visita técnica dos funcionários da Companhia ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), ligado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina. Na quarta-feira (3) a Codevasf é uma das instituições presentes às atividades do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, data instituída no final de 2013 pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

A Codevasf integra a programação oficial com um peixamento simbólico promovido pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. Serão soltos no rio 25 mil alevinos das espécies nativas curimatã, piau e pacamã, às 9h, na Porta do Rio, Orla 1 de Petrolina, com a participação especial dos estudantes do ensino fundamental do Colégio Educar.

Segundo a chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente, Gláucia Oliveira, a Codevasf vem ao longo de três anos marcando a Semana do Meio Ambiente com iniciativas que buscam a participação de todos os empregados, focando numa maior conscientização ambiental, por meio de palestras educativas e de ações – como a campanha da redução de consumo de copos descartáveis e de papel na primeira edição da Semana do Meio Ambiente –, com resultados bastante positivos.

“No primeiro ano, focamos em ações, em redução do consumo de material descartável, e houve envolvimento de quase todos os colegas. No ano passado, a ação envolveu saúde e reciclagem, com a realização de oficinas e palestras educativas. Neste ano, resolvemos envolver os funcionários numa questão importante e bastante próxima de todos, que é a preservação da Caatinga e do nosso rio São Francisco”, ressaltou Gláucia.

Sete bilhões de sonhos

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em cinco de junho de 1973 com o objetivo de conscientizar a sociedade para a temática do meio ambiente. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No mesmo dia, a Assembleia Geral da ONU aprovou a criação do Programa Ambiental das Nações Unidas (PNUMA).

O PNUMA é a principal autoridade global em meio ambiente e é a agência do sistema das Nações Unidas responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. O tema deste ano é “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado” e destaca a eficiência de recursos o e consumo e a produção sustentáveis no contexto da capacidade regenerativa do planeta.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário