A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai investir mais de R$ 9,5 milhões em serviços de pavimentação no município de Juazeiro, no Norte da Bahia, onde está sediada sua 6ª Superintendência Regional. O superintendente regional Miled Cussa Filho já autorizou o início dos serviços para esta segunda-feira (02), e a previsão é que eles sejam concluídos num prazo de oito meses.
Os serviços devem ser iniciados nos bairros Jardim Vitória e Quidé. No total, deverão ser pavimentadas, com blocos intertravados, cerca de 70 ruas, beneficiando aproximadamente 30 mil pessoas em dez bairros periféricos.
Segundo Miled Cussa Filho, “a pavimentação vai melhorar o tráfego de pessoas, veículos e mercadorias pelas principais ruas dos bairros, trazendo valorização imobiliária, melhorando as condições sanitárias e de locomoção da população, promovendo, dessa maneira, o desenvolvimento urbano”. Conforme estudos realizados pela área de engenharia, a utilização de blocos intertravados tem algumas vantagens em comparação ao piso asfáltico e aos paralelepípedos, entre eles a durabilidade, pois pode durar até 20 anos e, caso necessite de reparos ou troca, os processos são simples. O piso intertravado também possui fissuras entre as peças, facilitando o escoamento de água e evitando alagamentos.
Além da durabilidade, outro destaque é a resistência a grandes tráfegos e movimentos. Assentados sobre uma camada de areia, o piso intertravado é facilmente instalado.
O material não requer ferramentas diferenciadas, qualquer tipo de máquina ou mão de obra especializada, além de poder ser usado logo após a instalação. Outra vantagem a ser considerada é a eficiência energética, pois estudos mostram que o piso intertravado de concreto reflete cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos, por possuir uma coloração mais clara e acabamento fino. Dessa maneira, é possível economizar até 60% da iluminação pública. As peças do pavimento intertravado podem, ainda, ser retiradas com facilidade e reutilizadas em outros locais, evitando qualquer tipo de desperdício.
Com uma superfície antiderrapante, o piso intertravado garante maior segurança a pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência física, promovendo mais integração e acessibilidade.