Coletivo Rosendos sai em defesa dos estudantes de Petrolina pela implantação da política de bonificação regional na Univasf

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Nos últimos dias, um problema antigo que envolve a classe estudantil de Petrolina veio à tona. Estudantes do sertão de Pernambuco, Bahia e Piauí clamam para que a Universidade Federal do Vale do São Francisco adote uma política de bonificação.

“Eu sou um dos primeiros funcionários da Univasf, e muitas vezes fui ao Tribunal de Contas da União para regularizar esse terreno, onde hoje funciona um dos Campi da Univasf, que foi cedido à época por Fernando Bezerra Coelho, quando foi prefeito de Petrolina. O desejo de doutor Osvaldo Coelho, quando sonhou essa universidade, foi que tivesse bônus para os estudantes aqui do Sertão”, relata Jackson Rosendo, professor licenciado da Univasf e pré-candidato a vereador de Petrolina pelo Coletivo Rosendos, juntamente com Thiago Rosendo.

Algumas universidades do Nordeste, como a UFRN (Campus Caicó) e UFPE (Campus Caruaru) já adotaram políticas de bonificação em cima da nota do Enem, medida que concede uma porcentagem aos estudantes que concluíram o ensino médio na cidade em que estiver localizada a universidade pública, que desejam ingressar. Isso para que tenham mais acesso a vagas na própria cidade, sem precisar concorrer com estudantes de outras cidades ou ter que sair de seus municípios para cursar o nível superior em outras regiões.

Quem decide se a Univasf adotará o bônus regional é o Conselho Universitário (Conuni), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e o Coletivo Rosendos manifesta apoio para que essa política de bonificação seja uma realidade aos estudantes da nossa cidade.

“Por muitas vezes, os pais mandam os filhos para fora, para passar cinco, seis anos e perdem esse convívio com seus filhos, e às vezes passam por muitas dificuldades financeiras. Então, estou como professor licenciado da universidade e pré-candidato a vereador e peço a sensibilidade dos Conselheiros do Conselho Universitário (Conuni), da Univasf, para mudar essa história. Só depende de vocês. A luta dos estudantes do sertão de Pernambuco também é nossa”, ressalta Jackson Rosendo.

Related Posts