A Colonia de Pescadores de Casa Nova, município do Norte baiano, inaugurou na manha desta sexta-feira (22) o primeiro Tele Centro da cidade. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e convidados, além dos pescadores e seus familiares e da população local. O Tele Centro funcionará numa sala da Colônia totalmente estruturada com 11 computadores modernos, visando oferecer de graça a capacitação profissional e promove a inclusão digital não só dos pescadores associados à Colônia e seus filhos, mas a toda sociedade casanovense.
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores de Casa Nova, Círero Lopes (Cicinho), a luta pela chegada do Tele Centro à entidade começou em 2010 quando foi entregue o projeto para o Ministério das Comunicações e agora ele festeja a entrega do espaço à comunidade.
“Para a nossa felicidade estamos inaugurando esse Tele Centro junto com a comunidade. Tivemos a pareceria do Município para a sua implantação e será um local que vai servir ao pescador, ao pequeno agricultor, a sociedade em geral, dentro de nossa prioridade de promover conhecimento para o nosso povo”, disse Cicinho.
O presidente destaca que o Tele Centro é um compromisso do Governo Federal e da Prefeitura que querem levar o serviço a quem mais precisa. “Não medimos esforços para fazer essa parceria (com a Prefeitura) e ajudar as pessoas que mais precisam”, frisou.
O Tele Centro já estará com inscrições abertas para quem se interessar em fazer um dos cursos que será oferecido no local. A duração do curso será de três meses, para que todos possam usufruir do benefício. O diretor de assalariados do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova, Vagner Marcos Martins, integrará o comitê gestor do Tele Centro como conselheiro. Ele diz que o papel do comitê será organizar o funcionamento do Tele Centro e levantar o publico alvo e a demanda do espaço.
“O Tele Centro da Colônia de Pescadores de Casa Nova é uma grande conquista não só para os pescadores da nossa região, mas também pra toda a sociedade, porque ele vem não só para as pessoas que são associadas à entidade, mas também as famílias mais carentes aqui do nosso município. Tempos atrás poucas pessoas tinham acesso as telecomunicações, ao celular, à internet. Hoje com o mundo globalizado, com a tecnologia a gente ver a importância do acesso a essa questão da informática então isso vai ser muito importante”, destacou Vagner.
Também um defensor dos pesadores e integrante do governo municipal como coordenador de agricultura, Fredson da Silva, elogiou o empenho do presidente Cicinho pela conquista do Tele Centro da Colônia. “É de uma importância enorme ver a conquista do nosso povo, dos pescadores. Tive a honra de representar os pescadores no processo eleitoral do ano passado. O presidente é uma pessoa de caráter, digna que vem sempre buscando benefícios para o pescador e agora foi contemplado com esse Tele Centro, então o município ganha”, ressaltou o representante da Prefeitura no ato de inauguração.
Fredson acredita que o governo será um importante parceiro para o funcionamento do Tele Centro. “É importante o município colaborar, porque a Colônia não tem uma receita alta, mas graças a Deus o prefeito Wilson Cota é um homem que sempre vem trabalhando em beneficio do pescador e o município está feliz com essa aquisição”, finaliza Fredson.
Blog do Banana