Coluna da terça-feira: Raquel e Marília se enfrentarão pela primeira vez em um debate nesta terça-feira (18)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Será realizado nesta terça-feira (18) o primeiro debate do segundo turno da eleição para o Governo de Pernambuco. Pela primeira vez, Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) estarão frente a frente. O encontro será promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, a partir das 10h.

Será a primeira vez que as candidatas se enfrentarão em um debate nesta campanha. No primeiro turno, Raquel esteve em todos os debates e sabatinas, já Marília, não compareceu para o enfrentamento com os demais concorrentes. As faltas foram colocadas pela campanha e pela candidata do Solidariedade como “estratégicas”, visando evitar ataques, já que ela liderava as pesquisas de intenção de votos até então.

O evento será transmitido pela rádio CBN Recife e estará disponível também no canal da Fiepe no YouTube (https://youtu.be/g0FZX6f_5wE).

O segundo debate será na Rádio Jornal, na quinta-feira (20), a partir das 10h. No dia seguinte, sexta-feira (21), o encontro entre as candidatas será na TV Nova Nordeste, às 21h.

Na última semana antes do segundo turno, marcado para 30 de outubro, estão previstos outros três debates. Na segunda-feira (24), o encontro será promovido pela TV Guararapes, a partir das 18h. O penúltimo confronto direto será na terça-feira (25), às 11h, na TV Jornal.

Para finalizar a programação, acontecerá o debate da TV Globo, na quinta-feira (27), às 22h.

Curtinhas

Posse: Um grupo de 29 professores concursados irá reforçar o quadro funcional da Prefeitura do Paulista. Os profissionais serão empossados nesta terça-feira (18.10), às 10h, pelo prefeito Yves Ribeiro. A solenidade ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação, na Avenida Floriano Peixoto, no Centro.

Fake News: Se no primeiro turno das eleições os ataques contra a Justiça Eleitoral tinham como alvo as urnas eletrônicas e o possível resultado do pleito, com a confirmação do segundo turno, as fake news têm como objetivo aumentar o número de abstenções. Desde 3 de outubro, além dos ataques entre candidatos e das tentativas de descredibilizar os concorrentes, as mentiras têm aparecido como forma de “instruções” eleitorais.

Eleições: O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na tarde desta 2ª feira (17.out.2022) que o tiroteio em Paraisópolis, que interrompeu evento de campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu candidato ao governo de São Paulo, não foi por acaso.

Pesquisas: Nova rodada de pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta 2ª feira (17.out.2022), a 13 dias do 2º turno das eleições presidenciais, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 54% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46%. A distância é de 8 pontos percentuais. O Ipec entrevistou 3.008 eleitores de 15 a 17 de outubro em todas as regiões do país. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Está registrado no TSE com o número BR-02707/2022, custou 356.901,84 e foi pago pela Rede Globo.

(Alberes Xavier).

Related Posts