As vagas para os 23 mil exames, consultas e procedimentos disponíveis para Feira Março de Todas as Mulheres, ação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), foram 100% preenchidas. No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), a Sesab, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) iniciou a ação que vai ofertar diversos serviços gratuitos de atenção à saúde da mulher, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
“O objetivo principal dessa iniciativa é a ampliação do acesso ao serviço de prevenção e diagnóstico feito pelo Governo do Estado. Uma ação integrada que conta também com a parceria das secretarias de Administração, Segurança Pública e Trabalho, Emprego e Renda. Vamos fortalecer a ideia de que as mulheres devem estar atentas à sua saúde”, afirmou a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.
O agendamento para os atendimentos é 100% online, realizado por meio do site http://feiradamulher.saude.ba.
Estão entre os serviços ofertados estão mamografia, preventivo, consultas com ginecologista e mastologista, para agendamento de cirurgias eletivas (hernia inguinal, epigástrica e umbilical, histerectomia e vesícula), ultrassonografias (mama, transvaginal, abdômen total, tireóide, vias urinárias e partes moles), eletrocardiograma, raio-x, consultas e exames oftalmológicos, rastreamento para cirurgia de catarata para idosos acima de 60 anos e capsulotomia por yag laser), procedimentos odontológicos, consulta de nutrição, exames laboratoriais, imunização, testes rápidos para ISTs e aferição de pressão arterial e de glicemia.
Para Vanusa Cordeiro, moradora do bairro da Federação que esteve na feira pelo segundo ano, a feira é uma oportunidade de acesso à saúde para a população de baixa renda. “É muito proveitoso, porque muita gente não tem condições de pagar uma consulta ou um exame”, ressaltou.
A Feira Março Para Todas as Mulheres vai ofertar também serviços de cidadania e ações de cultura, lazer e bem-estar. Emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais estarão disponíveis. Os serviços do SineBahia, como cadastramento ou atualização dos dados pessoais e profissionais das trabalhadoras no Sistema IMO, também serão ofertados.
O evento vai contar ainda com tendas interativas, palestras e rodas de conversas, além de uma feira de empreendimentos de mulheres negras, indígenas e quilombolas.
Repórter: David Mendes/GOVBA