Na manhã dessa terça-feira (08) quando a população da cidade de Petrolina acordou com a chuva que há anos não caia com intensidade, todas as equipes de Infraestrutura, Defesa Civil, Habitação e Social da Prefeitura Municipal de Petrolina foram às ruas em regime de ronda avaliando os estragos e dando suporte as comunidades.
Segundo os institutos de monitoramento, desde a noite dessa segunda-feira (07) até a manhã de terça foram registrados 112 mm de chuva, o esperado para todo o mês. Com o grande volume de água, parte dos canais e bueiros da cidade não comportaram a vazão, provocando alagamentos em bairros como Cacheado, São Gonçalo, Quati I e II, Vila Eulália, Rio Claro, Antonio Cassimiro, Jatobá, este que é um dos exemplos de bairros onde as lagoas de estabilização transbordam; além de problemas gerados pelo escoamento irregular das águas de um condomínio particular, onde foi feito registro fotográfico e será encaminhado ao órgãos competentes para resolução.
Em ronda, o secretário de infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ricardo Rocha acompanhado do Secretário Executivo de Obras Eugênio Pacelli e o diretor de máquinas, José Diogénes tomou providências junto a equipe para minimizar os efeitos das chuvas em locais como Cosme e Damião e Antonio Cassimiro, onde os bueiros foram novamente limpos. Quanto ao problema gerado pela falta de vazão nos bueiros instalados no Cosme e Damião que não comportam a vazão de grande volume de água, será encaminhado ao Departamento de Estradas e Rodovias (DNIT), já que se trata de via federal.
As ações nos dias de chuva, que ainda estão previstas ainda até o próximo dia 15 deste mês, continuarão a ser realizadas pelas secretarias municipais. Reforçando que também prevendo os dias chuvosos, a secretaria realiza diariamente o trabalho de limpeza de bueiros, canais e córregos, além de todas as vias e áreas públicas. (Ascom)