O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), concedeu entrevista ao blog, falando das dificuldades que o município vem enfrentado, já que o mesmo recebeu uma herança maldita de 14 milhões de reais somente de restos a pagar e de folha de funcionários.
Para Duque, o mote de qualquer Governo são investimentos na saúde, na educação e na infraestrutura. Ele passou dois anos organizando a casa para trabalhar com os pés no chão, a fim de que não fosse pego de surpresa em relação aos cortes de orçamentos por parte do Governo Federal em áreas estratégicas como saúde e educação.
O prefeito ainda relata que há a necessidade de haver uma racionalidade nos gastos, pois não há como gastar em demasia em questões secundárias, como grandes eventos como o carnaval, mesmo com a pressão da população. Em suas palavras, há necessidade de “enxugar a máquina” para poder pagar as despesas essenciais.
Mesmo com essas dificuldades, o prefeito enfatiza que 2015 será um ano de colheita e conseguiu implantar diversas obras. Em relação à educação, o prefeito entregou uma creche, e em breve, entregará mais três. Na saúde, entregou uma UBS ( Unidade Básica de Sáude), e a expectativa é de entregar mais três, além da ampliação de mais 4 unidades e a construção da UPA 24 horas. Na habitação, entregou 900 casas e, pretende, até o final do governo, entregar 6000 casas no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, sendo 4000 referente à faixa1, e mais 2000 na faixa 2. Além disso, na infraestrutura houve pavimentações e recuperação de estradas.
Sobre a estiagem, o prefeito falou:
Por fim, o prefeito foi questionado sobre as medidas tomadas em relação à estiagem, já que as previsões meteorológicas indicam que 2015 será um ano muito seco. Sobre esse fato, o prefeito mencionou o Plano de Convivência do Semiárido, no qual Serra Talhada se antecipou em lançar, sendo modelo para outras localidades e fechando acordos com a Espanha. Nesse plano, estão incluídas estratégias para o cultivo de mandioca, algodão, capacitação, aumento da oferta hídrica, onde foram perfurados mais de 100 poços, desses, 60 com a CODEVASF, entre outros. Ele relatou, como exemplo, que a produção de algodão em 2013, o qual foi um ano muito quente, aumentou em cerca de 200 hectares, e que há uma boa expectativa em relação aos benefícios desse fato.
O prefeito aproveitou para agradecer ao Senador Humberto Costa, líder do Governo Dilma no Senado Federal, pelas inúmeras emendas para o município na área da saúde, na ordem de 18 milhões de reais.