Quatro homens e uma história, marcada por lutas e glórias, reconhecida nesta quinta-feira (24) pelo Governo Municipal, através da Medalha Senador Nilo Coelho, maior horaria de Petrolina, outorga do prefeito Julio Lossio, aos Pracinhas petrolinenses: Albino José das Neves, Aureliano Cardoso dos Santos, Elias Cordeiro Lima e Bartolomeu de Souza, que serviram na II Guerra Mundial, enfrentando a luta com bravura e determinação, voltando a terra natal como heróis combatentes.
A emoção era visível no rosto dos Pracinhas, ao receberem suas medalhas, e segundo o prefeito Julio Lossio, um deles, sem citar nomes, afirmou que depois de tantos anos não acreditava receber mais nenhuma homenagem. “Com essa outorga estamos fazendo uma homenagem ao presente e a nossa história, porque olhamos pra o futuro. Os pracinhas anda tem muito o que ensinar. Um deles me disse que ninguém nunca tinha lembrado dele antes. Agora a história deles está eternizada nesta praça e o reconhecimento pode ter demorado, mas aconteceu. Deixo registrada minha alegria de poder homenageá-los com a nossa maior honrária”, expôs o prefeito.
O Coronel Paiva Dias, comandante do 72° Batalhão de Infantária Motorizado falou da sua satisfação em participar de tal honraria aos ex combatentes da II Guerra Mundial. “Quero aqui parabenizar a iniciativa da Prefeitura Municipal, em outorgar a mais alta horaria do município, a Medalha Senador Nilo Coelho, a ex integrantes da Força Expedicionária Brasileira: Albino José das Neves, Aureliano Cardoso dos Santos, Elias Cordeiro lima e Bartolomeu de Souza, nessa data tão importante para nós, os 70° anos de participação do Brasil na II Guerra Mundial. Essa data não poderia ter sido melhor, pois estamos comemorando o batistino de Fogo da Força Expedicionária Brasileira. Mais uma vez agradeço a homenagem a esses homens que tão bem representaram o Brasil”, declarou.
O prefeito Julio Lossio também prestou uma homenagem ao pracinha Francisco Coelho Amorim (Honrária In memorian) apresentando a viúva Avanir Macedo, durante a outorga Medalha Senador Nilo Coelho, comenda criada através da Lei Municipal nº 869, em 19 de agosto de 1999, e é outorgada pelo Executivo Municipal. A homenagem é um reconhecimento àqueles que prestam serviços relevantes à cidade.
Ascom PMP
Blog do Banana