O Restaurante Popular do bairro João Paulo II é uma alternativa para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O espaço é mantido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e disponibiliza 800 refeições gratuitas, diariamente, para a população, em um espaço confortável e acolhedor.
Em 2021, quando assumiu a gestão municipal, a prefeita Suzana Ramos encontrou o Restaurante Popular do João Paulo II fechado, sem condições higiênicas para funcionar. Atualmente a situação é outra. “Quando assumimos a Prefeitura, esse restaurante estava um caos. Nós assumimos esse compromisso com a população, requalificamos o restaurante com recursos próprios e entregamos à comunidade um equipamento novinho, com refeições gratuitas. Porque eu entendo que, mesmo sendo R$ 1, às vezes a pessoa não pode pagar”, frisa a prefeita Suzana Ramos.
Para Cristina Maria Silva, o restaurante popular é a alternativa para driblar o alto custo de vida e garantir uma alimentação de qualidade. “Eu estou desempregada e ainda não sou aposentada, por isso faz quase um ano que almoço no restaurante todos os dias. O custo de vida está muito difícil, então esse restaurante é uma salvação, não só porque eu consigo almoçar aqui, mas porque a comida é muito boa”, disse Cristina.
O Restaurante Popular atende o público de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h.
Texto: Eneida Trindade – Ascom Sedes/PMJ