Com Salas de Aprendizagem de Tempo Integral, Prefeitura de Juazeiro conquista aprovação popular e amplia iniciativa na rede municipal de ensino

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Investindo em ações sistematizadas que oferecem recursos para o desenvolvimento da aprendizagem, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), implantou na rede municipal de ensino as Salas de Aprendizagem de Tempo Integral (Sati). Os locais consistem na manutenção de espaços nos quais estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental têm acesso a atividades de suporte à leitura, escrita, matemática e ciências.
“A Sala Sati foi fundamental para o desenvolvimento e evolução de minha filha Lara, pois melhorou bastante a qualidade nos estudos, as notas, que passaram a ser sempre de 9 a 10. Além disso, eu me senti super confortável com as professoras e com a segurança na escola. Meu sentimento é de total satisfação”, avaliou Nadja Rayane Ramos Bezerra, mãe de Lara Rhiana Bezerra Gomes, estudante da Escola Municipal Educandário João XXIII.
A educação municipal conta com cerca de 25 escolas, da sede e interior, que receberam as Salas Sati, a exemplo da Escola Municipal Educandário João XXIII. Durante o ano letivo de 2024 novas unidades de ensino receberão a iniciativa, garantindo ainda mais desenvolvimento para o ensino municipal. Somado a isto, o ensino municipal também conta com 22 escolas de tempo integral, garantindo ainda mais desenvolvimento para o ensino municipal.
“Durante o ano letivo, realizamos atividades lúdicas e objetivas para que os nossos alunos aprendessem com entusiasmo e responsabilidade. Alcançamos um resultado muito positivo no desenvolvimento dos alunos em nível de leitura, compreensão, escrita e as habilidades da matriz curricular, assim como reforçamos alguns alunos que tinham sérias dificuldades de aprendizagem. Fico muito feliz em poder ter contribuído nesse novo projeto, que foi de grande importância para os nossos alunos e escola. Foi um grande desafio, que, com certeza, foi vencido com todo o apoio pedagógico das professoras, equipe gestora, famílias e alunos. Foi uma experiência maravilhosa”, compartilhou Mariana Pacheco dos Santos Silva, professora da sala Sati da Escola Municipal Educandário João XXIII.
De acordo com o assessor pedagógico da Seduc, Salvador Alexandre Magalhães, a iniciativa potencializa a melhoria do fluxo escolar, contribuindo para a eficácia da aprendizagem dos estudantes. “A Sala Sati faz parte da estratégia da Seduc, particularmente na implementação do Programa de Recomposição de Aprendizagem #BORAGIR, compondo também, as estratégias de elevação da aprendizagem dos estudantes no contexto de defasagem escolar e que estão no tempo de serem avaliados nas avaliações externas SABE e SAEB. Trata-se de salas de tempo integral que priorizam, além do currículo da base nacional comum, os componentes curriculares da parte diversificada, destacando o Estudo Orientado, Práticas Experimentais e Raciocínio Lógico”, destacou o assessor.
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ

Related Posts