Com o crescente número de casos do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Afrânio, através da secretaria de saúde, reforçou as ações de combate ao vírus e apresentou novas iniciativas ao longo do mês de abril. Com um caso confirmado, o cuidado foi reforçado e segue firme em maio.
As ações de combate a proliferação do Covid-19, foram iniciadas com o processo educativo para que a população ficasse informada dos cuidados que deveriam começar a incorporar nos hábitos diários. Em atenção aos decretos do Governo de Pernambuco, iniciando o fechamento de pontos comerciais para evitar aglomerações.
“Iniciar com a conscientização das pessoas foi muito importante para o entendimento do que estava acontecendo, para então iniciar as nossas atividades de prevenção ao vírus, já que a colaboração de todos é crucial para o bom desempenho das iniciativas. Reforçamos a divulgação dos cuidados através das nossas redes sociais e de carros de som percorrendo toda a cidade”, explica o prefeito Rafael Cavalcanti.
Além da conscientização, a saúde ganhou reforço com consultórios de isolamento para atender pacientes com síndrome gripal, que receberam acompanhamento contínuo com a equipe do PSF. Outro reforço, foi a montagem de um Hospital de Campanha, instalado no Colégio Clementino Coelho, com nove leitos.
“O reforço na saúde é o nosso foco neste momento, com atendimento nos consultórios de isolamento e a implantação de telemedicina para atendimento médico e psicológico. Opção importante, que evita aglomerações e lotação das unidades de saúde”, aponta o secretário de saúde Danilo de Lima.
Com atividades pautadas nas orientações do Ministério da Saúde, Governo do Estado e Ministério Público, foram instaladas pias nos locais de maior circulação e a limpeza e higienização das principais ruas do município.
Testes rápidos
A prefeitura adquiriu 200 kits de teste rápido para o novo coronavírus, direcionados para o uso em pacientes, profissionais de saúde com sintomas gripais e pessoas que tenham tido contato com outras diagnosticadas com a Covid-19. Com investimento de R$ 98 mil, novas epi’s estão chegando nos próximos dias para uso dos profissionais da saúde.
Assistência social
Além da saúde, o lado social também ganhou reforço com a entrega cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, com o investimento de R$ 107 mil.
Ascom PMA