Um comando educativo sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil será realizado na próxima quarta-feira (28), na Delegacia Metropolitana da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizada no km 70 da BR 101, no Grande Recife. O evento tem como objetivo alertar a população sobre como identificar sinais e sintomas da doença, e conta com o apoio do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE).
A ação faz parte do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o tema, que conta com diversas ações da PRF em todo o país. Essa iniciativa reforça a importância da identificação precoce da doença, pois quanto mais cedo for descoberta, maiores serão as chances de cura.
Entre os sinais que podem indicar o câncer em crianças e adolescentes, estão a febre persistente, hematomas sem motivo aparente, inchaços anormais nos gânglios e perda de peso recorrente. Em países desenvolvidos, o índice de cura é de 75%, enquanto no Brasil, é de apenas 48%, mas poderia ser muito maior se a doença fosse diagnosticada logo no início.
Conheça o GAC
O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu da necessidade de garantir um tratamento humanizado às crianças e adolescentes com câncer. Cerca de 70 pacientes são atendidos diariamente no Centro de Onco-hematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
O GAC-PE foi criado em março de 1997 por um grupo de profissionais, voluntários, universitários e familiares de pacientes, que visando agregar qualidade ao atendimento existente, uniram-se para organizar um grupo de ajuda para dar suporte a esses pequenos pacientes e suas famílias.
Serviço: Comando de conscientização sobre o câncer Infanto-juvenil
Dia: 28/09 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Delegacia Metropolitana da PRF (BR 101, km 70, ao lado do Colégio Militar).
Ascom
Blog do Banana