Uma das principais cidades do Sertão do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista pena há quase 90 dias sem os serviços da Caixa Econômica Federal no município. Tudo porque a única Casa Lotérica existente na cidade fechou e há mais de 60 dias que existe previsão para a reabertura do estabelecimento, mas até o momento nem sinal e nem satisfação é dada à população que pena para poder realizar pagamentos e sacar benefícios como de programas sociais do governo federal, a exemplo do Bolsa Família.
As pessoas têm ido para a lotérica em Petrolina, Orocó ou em Lagoa Grande, cidades vizinhas, causando transtorno e prejuízo ao povo e à economia da cidade, já que o dinheiro tem deixado de circular devido o fechamento da Casa Lotérica local. A população boavistana também passa por constrangimentos já que é mais gente para atender nas lotéricas da região e isso acarreta sobrecarga no sistema, revoltando moradores das cidades vizinhas que precisam ser atendidos e não conseguem.
“Uma conversa de vereadores dizia que Santa Maria teria uma agência da Caixa em 2015, mas essa informação nem o próprio banco confirma e o resultado é esse, sem banco e sem lotérica e muito prejuízo para a cidade. Dizem que uma pessoa já assumiu o estabelecimento, só que abri que é bom, nada”, revolta-se Luzimar dos Santos Farias, conhecido como Marcilinho, comerciante que tem uma lanchonete vizinho ao prédio da lotérica fechada.
Marcilinho se revolta com o descaso das autoridades locais que parece ter esquecido da população, pois o problema já se arrasta desde de dezembro e ninguém se pronuncia de forma oficial.
“Primeiro a Lotérica já não funcionava direito, sempre alegando está fora do sistema, foi indo até que fechou de vez há uns dois meses. O movimento caiu cidade cerca de 70%, atingindo o comércio em cheio. Estamos deixando de vender e a cidade de arrecadar. Existe uma expectativa que a situação seja resolvida, precisamos disso, urgente”, revelou o comerciante.
Blog do Banana


