Na Foto: Os irmãos Gustavo Vitor Souza dos Santos (13 anos) e Manuel Carlos Souza dos Santos (10 anos). Os irmãos foram encontrados com marcas de um crime cometido com requintes de crueldade
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Petrolina recebeu com profunda tristeza e indignação, a notícia do brutal assassinato dos irmãos Gustavo Vitor Souza dos Santos (13 anos) e Manuel Carlos Souza dos Santos (10 anos). O corpo do primeiro foi encontrado na última sexta (29) e a morte de Manuel foi confirmada no final da tarde desta segunda (1°).
As motivações desta violenta ação contra os irmãos ainda são desconhecidas, mas a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania espera que haja uma rápida apuração deste crime e que os responsáveis sejam punidos. Em tempo que, assume o compromisso de monitorar a investigação e apuração do crime e assume a responsabilidade de construir uma agenda para o aprofundamento de políticas públicas de proteção aos direitos das crianças e do adolescentes com a realização de um fórum permanente de debate e apontamento de medidas que reforcem a sua atuação neste sentido.
O colegiado assume também a responsabilidade de cobrar que as ações de proteção sejam adotadas com eficácia no município; que tenha investimentos do poder público municipal, estadual e federal de proteção juvenil com o objetivo de diminuir a violência e evitar que crimes desta natureza volte acontecer no município. A mãe das crianças, Francineide dos Santos Souza, estava mobilizando a comunidade para encontrar o filho mais novo com vida, mas recebeu a triste notícia do seu assassinato. Manuel será enterrado na manhã desta terça.
Os vereadores, integrantes da Comissão, manifestam a sua solidariedade e apoio à família dos irmãos e aos amigos.
Com ASCOM