A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara (CDHC) de Vereadores de Petrolina não para de planejar ações inerentes a todas as pessoas, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outro status.
Essa Comissão permanente, composta pelos membros titulares, os vereadores Gilmar Santos, Paulo Valgueiro e Osinaldo Souza, tem a função de avaliar e investigar denúncias de violações de direitos humanos; discutir e votar propostas legislativas relativas à sua área temática; fiscalizar e acompanhar a execução de programas governamentais do setor; colaborar com entidades não-governamentais; além de cuidar dos assuntos referentes às minorias étnicas e sociais, e de proteção populares em Petrolina.
Na reunião desta última quarta-feira (14), os membros discutiram e revisaram a agenda da Comissão, fizeram encaminhamento das demandas e planejaram novas demandas.
Replanejaram visitas as instituições que vinham sendo realizadas no primeiro semestre. Para os próximos dias, acordaram visita ao CREAS, programada para o dia 28 de agosto, com a possibilidade de visitar também o centro de recuperação de jovens delituosos. Bem como agendaram visita a população carcerária, na Cadeia Pública feminina, dia 26 de agosto.
Reorganizaram o acompanhamento de ocorrências criminosas no município e definiram as pautas prioritárias da Comissão, como o acompanhamento de situações de riscos às crianças e adolescentes. Uma das demandas abordadas na reunião pelos vereadores foi a formalização de um pedido ao presidente da Casa para nomear um funcionário para assessorar a comissão, de acordo com o previsto no Regimento Interno.
Por sim, os vereadores pontuaram a necessidade de ações para auxiliar moradores de ruas na cidade, uma população crescente em Petrolina, que merece mais atenção do poder público municipal. Tema inclusive de entrevista do Programa Carlos Brito, na próxima segunda (19) às 7h20 na Emissora Rural.
ASCOM